No Saara a música se espalha pulando de celular em celular

Stream na base do bluetooth mesmo, um por um.

No deserto do Saara não tem internet.

Dãã.

Claro, não tem nada lá, imagina internet.

Mas tem uns malucos que viajam por lá e uns cruzam com os outros de vez em nunca. Quando isso acontece, é o momento mais internet da vida desses caras, uma oportunidade rara e única de fazer um update or die com outro ser humano. Uma das primeiras coisas que trocam são músicas. Até 2010 os caras trocavam fitas cassete. Mas agora eles usam o celular. As músicas ficam guardadas no cartão de memória, os famosos SIM Cards e MP3s são trocados por bluetooth.

0225 two phones
Stream na base do bluetooth mesmo, um por um.

O interessante é que o acervo musical é, em sua maioria, música produzida na região. E quase todas elas nunca foram oficialmente comercializadas, só mesmo nesse troca-troca no meio do deserto, seja por dinheiro, escambo ou outras músicas.

E, para nossa sorte, um produtor musical chamado Christopher Kirkley, que andava por alí fazendo um trabalho com gravações de campo descobriu essa história toda e voltou pra casa com o chip do seu espertofone cheio de músicas que até então você precisaria estar lá no meio do desertão com o seu camelo para poder ouvir.

O resultado é uma compilação em 3 volumes, o “Music from Saharan Cellphones”.

Uma pequena amostra você pode ouvir agora mesmo, do conforto do seu clima temperado.

Hoje em dia já tem até vinil dessa compilação (na imagem do post).

As playlists são legais mas o mais maluco é o sistema. Música e água, itens de primieríssima necessidade.

 

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More