Mini-documentário explora a fronteira construída pela Espanha para proteger a cidade de Melilla 

Vídeo faz parte de uma série de seis curtas da publicação norte-americana Vox 

Quando Trump foi eleito, a maioria do mundo temeu que a história de um muro para separar fisicamente os Estados Unidos do México, para travar o fluxo de imigração, se tornasse real (só mais uma das loucuras que ainda podemos ver vindas desse senhor). Mas a verdade é que muros que dividem países e pessoas não faltam ao redor do planeta. Foi pensando nisso que a Vox, publicação norte-americana, criou uma série documental chamada Vox Borders que é composta por seis curtas que abordam a história de cada um desses muros e mostram como eles fomentam a violência e criminalizam pessoas.

Um dos vídeos mais chocantes fala do gigante e sofisticado muro construído pela Espanha, na África, para criar uma fronteira com o Marrocos e proteger Melilla, uma cidadezinha ao Norte do continente.

É incalculável o número de potenciais migrantes que tentam atravessar essa fronteira, diariamente, em tentativas normalmente frustradas de fugir de seus países tomados pela guerra, fome e violência política.

muro

A série Vox Borders reúne ainda vídeos sobre as desigualdades sociais entre o Haiti e a República Dominicana; o desgelo do Ártico e suas oportunidades econômicas para países como a Rússia; os norte-coreanos e o Japão; as montanhas que separam China e Nepal e, por fim, a clássica divisa EUA x México.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More