O tubarão de 512 anos (isso mesmo)

Esse é o vertebrado mais velho do planeta

A taxa de crescimento dos tubarões da região da Groelândia é bem lenta – eles crescem cerca de 1 cm por ano. Então imagine qual foi a surpresa dos cientistas ao encontrarem um de 5,4 metros…

Cientistas dinamarqueses podem então ter encontrado o animal vertebrado vivo mais antigo do planeta – morando no Atlântico Norte e nos mares do Ártico, entre o leste do Canadá ao oeste da Rússia, esse tubarão – supostamente – tem 512 anos de idade. Até hoje, o tubarão mais antigo estudado tinha cerca de 392 anos.

Na ciência, há poucas informações sobre essa espécie. O tubarão-da-groenlândia (Somniosus microcephalus). O que se sabe é que eles foram observados em profundidades de até 2,2 km. E, a espécie que vive mais longe da área entre o Canadá e a Rússia foi encontrada no Golfo do México.

tubarão 6

Visualmente, são tubarões que possuem um pequeno “focinho”, bem curto e arredondado, além de olhos muito pequenos para o seu tamanho. Em geral, sua pele varia entre tons de cinza e castanho.

Apesar de serem predadores do topo da cadeia alimentar, a dieta deles consiste basicamente em outros peixes.

A idade média da maturidade sexual de um tubarão dessa espécie é de 150 anos – o que significa que esses animais ainda podem estar se recuperando do excesso da pesca que ocorreu no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. Na época, eles eram caçados em larga escala pois seus fígados eram usados na constituição de óleos para as máquinas.

A análise para descobrir a real idade do animal é feita via “datação por radiocarbono”, um método de datação radiométrica que usa o radioisótopo de ocorrência natural carbono-14 (14C) para determinar a idade de materiais carbonáceos até cerca de 60 mil anos. O método tem uma chance de 5% de erro, o que significa que a idade real pode variar entre 272 e 512 – o que, de qualquer forma, não deixa de ser bastante tempo.

Se os números estiverem corretos, significa que esse tubarão teria nascido em 1505, vivendo, assim, durante o Renascimento, quando o Brasil tinha sido descoberto há poucos anos. Tem que cuidar com carinho.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (33)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More