Muitas estradas possuem ranhuras em trechos da pista e/ou nas laterais para alertar os motoristas sobre trechos perigosos ou áreas de atenção.

Mas em Tijeras, estado do Novo México (EUA), em uma região levemente entediante da Rota 66, as ranhuras em um trecho de aproximadamente 400m da rodovia foram planejadas para soarem a canção “America the beautiful” (uma música de cunho patriótico composta como um poema no século XIX e transformada em música em 1910).

A música é escutada pelos viajantes apenas se o motorista estiver no limite de velocidade da rodovia (45 mph / cerca de 72km/h) e, para que isso fosse possível, as ranhuras tiveram que ser posicionadas com uma distância precisa entre uma e outra para emitir o som seguindo as notas da canção conforme as rodas do veículo passam por cima.

A instalação foi feita em uma parceria entre o Departamento de Transportes do Novo México e o canal National Geographic, em 2014, com objetivo de conscientizar os viajantes sobre os limites de velocidade.

(Reza a lenda que se você passar a 160km/h vai tocar “Born to be Wild”… não, é mentira, nem tente!)