Qual seria sua pontuação nas redes sociais? 

Somos representados pelos likes das redes sociais? Será que eles definem nossa personalidade?

Sem spoilers – No ano de 2016 o Netflix colocou no ar a terceira temporada de Black Mirror e o primeiro episódio foi chamado de Nosedive – ou Queda livre. Basicamente, o episódio retrata a vida de pessoas, em especial a jovem Lacie, que sobrevive às custas dos seus scores nas redes sociais, o que faz com que suas ações estejam sempre voltadas à agradar aos outros em detrimento do seu status social e dos “benefícios” que sua pontuação proporcionam.

noisedive

Saindo da ficção, é inconcebível viver sem interação social digital. É a forma mais rápida de enviar mensagem, transpor uma ideia, conversar com um amigo distante, realizar distribuição em massa e até chamar um taxi.

Por falar em taxi, dia desses fui usar o Uber e vi que havia sido presenteado com o Uber Vip, que se tratava de um perfil exclusivo para usuários e motoristas com mais de 4,5 pontos, pelo menor preço. É, somos avaliados pelo motorista, assim como avaliamos o serviço prestado e isso gera um ranking que nos traz benefícios. Qualquer semelhança do app com a ficção de Black Mirror, talvez, não seja mera coincidência. Já está acontecendo!

As redes sociais se tornaram um meio – se não o melhor meio – de propagação de informação e análise de costumes. Repare que estou falando apenas de quantidade de distribuição de conteúdo e não de qualidade – isso é assunto para outro momento.

pexels photo 267350

Quanto vale um like

Os likes – e dislikes – fazem toda diferença. Quando você posta uma foto e recebe centenas de curtidas seu cérebro responde com alegria, o que o deixa eufórico e com vontade de postar mais e mais. Agora, se você não recebe um like alguns minutos após a postagem, o primeiro pensamento que lhe vem à cabeça está relacionado à uma descurtida ou ignorada.

Precisamos da validação sobre aquilo que fizemos ou estamos fazendo. Nossos contatos se tornaram o termômetro da nossa vida nas redes. E essa relação pode ser saudável e cheia de benefícios pessoais e até mesmo profissionais.

O maior problema é quando isso se torna uma dependência e a busca pela aceitação de uma condição ou ação que – não necessariamente – interessa e motiva o outro gera a exclusão de contatos, bloqueios e a famosa “lavagem de roupa suja” no feed.

As redes surgiram para serem leves, interessantes, integrantes, inteligentes e não manipuladoras do nosso comportamento social.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More