Autorretratos bordados com veias, ossos e músculos

A artista Juana Gómez busca traduzir em arte os sistemas que compõem o mundo exterior. Ela borda ossos, músculos, veias e sinapses em autorretratos, criando imagens que mostram suas estruturas biológicas como uma forma de traduzir os padrões encontrados na natureza e na civilização moderna.

“Eu sempre vivi com minha mãe e minha avó, e eu bordei toda a minha vida. Quando eu comecei esses trabalhos, percebi que só estava repetindo coisas que aprendi quase que por osmose. Eu bordei no ensino médio e durante meus estudos de arte e agora estou bordando com a intenção de dar forma tangível ao nosso mundo interior”, explica.

Juana é fascinada por conexões e fluxos entre o mundo anatômico e biológico, entre pessoas e a natureza. “Existe uma lei fundamental que pode ser vista nas veias de uma folha, no curso dos rios e seus afluentes, nos circuitos do sistema nervoso central, nas correntes do mar e nas rotas de trânsito na internet”.

“Decifrar essa linguagem, que conecta o micro cosmos com o macro cosmos, o mundo externo e interior, nos permite distinguir um padrão que influencia os sistemas inertes, biológicos, sociais e culturais”.

Gómez primeiro fotografa seções de seu corpo, rosto, torso, mãos, pernas, pés, e então imprime as fotos usando o bordado para trazer à tona essa conexão entre o mundo exterior e interior de todos os seres. Confira alguns exemplos a seguir e veja mais em seu site oficial.

gomez xtra 2 gomez xtra 3 JuanaGomez 01 JuanaGomez 03 JuanaGomez 04 JuanaGomez 05 JuanaGomez 06 JuanaGomez 07

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More