Para quem dúvida que o conteúdo importa tanto quanto a embalagem, fica aqui um convite: uma visita demorada pelas maravilhas do Cover Art Archive, uma espécie de acervo virtual inteiramente dedicado às artes de discos e singles lançados nos últimos 50 anos.
Fruto da colaboração entre o site de metadados MusicBrainz e a página de arquivo de conteúdo digital Internet Archive, o projeto usa recursos sofisticados para facilitar a vida do usuários, que têm ao seu dispor uma variedade de filtros, inclusive de idiomas (porque o acervo não se restringe ao território americano) – isso explica a presença da nossa brasileiríssima Rita Lee, que aparece olhando por cima do ombro nu, no que é talvez a capa mais lembrada de sua carreira.
Crescendo a cada dia, o Cover Art Archive depende também da colaboração do público, mas não dispensa a análise do material recebido, até porque é necessário munir a imagem de informações que permitam seu estudo.
De acordo com a última contagem feita pela página, estão no ar cerca de 800 mil capas de discos devidamente catalogadas – mas o número cresce a cada dia.
Mais do que apenas admirar essas verdadeiras obras de arte, os curiosos podem baixar as imagens em jpeg em diferentes tamanhos, disponibilizados segundo a qualidade do arquivo recebido – porque clássicos, sobretudo os mais antigos, nem sempre estão nítidos para grandes impressões e similares.
Independentemente da vontade de baixar ou imprimir as capas desses trabalhos, o tour virtual pelo Cover Art Archive vale a pena até por um ato nostálgico: relembrar é viver. E como essas capas são especiais.