A cura da mente com tecnologia e… cogumelos

Não sou do tipo que curte um painel, mas vim para o SXSW decidida a sair do conteúdo óbvio. E nesta busca por provocação, o título “Healing the mind: Design, Tech & Psychedelics” já merecia, no mínimo, um olhar curioso.

O papo, comandado por Laurie Segall (CNN) foi riquíssimo ao abrir projetos absolutamente inovadores que usam da tecnologia para tratar doenças psicológicas e, inclusive, o suicídio. A esquizofrenia, por exemplo, é severa, porque além das limitações que impõe, faz com que indivíduos prefiram o isolamento, com medo da exposição provocada por novas crises. Assim surgiu o app PRIME, que ao conectar pessoas e especialistas no assunto, faz com que o compartilhamento de experiências as ajude a retomar as rédeas de suas vidas. Mais do que isso, aprendem juntas a lidar com a paranóia, não é incrível? Entenda mais:

https://youtu.be/te6re94ycTk

Outro projeto que me despertou profunda curiosidade foi trazida por George Goldsmith. Isso porque eu cresci com minha vó falando que a cura para todos os males estaria na natureza, mas jamais esperava encontrar a solução para o mal do século nos cogumelos, que ficaram famosos por seus poderes alucinógenos. E é exatamente isso que a startup britânica Compass está prestes a provar, ao testar o composto em 400 pacientes que sofrem de depressão. Alívio dos sintomas, sensação de bem-estar, qualidade de sono, pensamento mais claro e a regulação do humor são apenas algumas das promessas deste experimento. Goldsmith ainda afirma que tal substância é capaz de reconectar regiões do cérebro – o que significa, de fato, a cura. Não é fantástico? Confira este TED da parceira do projeto, Rosalind Watts:

 


Este post faz arte da cobertura oficial do SXSW 2018 pelo Update or Die, diretamente de Austin, no Texas. Não deixe de conferir os outros posts com o melhor do festival na nossa página exclusiva do festival clicando aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More