in ,

A tecnologia na intervenção precoce do autismo

Sempre que brincam com a diminuição caricata da nossa profissão, eu lembro que a criatividade pode mudar o mundo, se direcionada para o que realmente importa e em “Health” isso fica ainda mais evidente. Na programação do SXSW, diversas palestras abordam o tema, como no caso do uso da tecnologia na intervenção precoce do autismo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o TEA (Transtorno do Espectro Autista) afeta uma em cada 160 crianças no mundo. Trata-se de um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, que se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos, em maior ou menor grau.

O autismo não tem cura, mas o que pouca gente sabe é que se o transtorno for diagnosticado precocemente e a criança passar a ser estimulada antes dos 3 anos de idade, a chance dela desenvolver habilidades sociais saltam para 80%, o que representa mais autonomia para ela e toda sua família.

Se a tecnologia já atrai os olhares curiosos das crianças, nas que apresentam tal condição o entusiasmo é redobrado, pela fixação nas cores, formas, movimentos e sons. E é neste cenário que ela desperta, envolve e o melhor: desenvolve as habilidades.

Separei duas soluções que vi sobre o tema, para compartilhar com vocês. A primeira delas é o OOLY,  um app baseado em pesquisas científicas sobre a luz e seu impacto no sono, realizado pela NASA, Harvard Medical School e National Institutes of Health, que ajuda crianças a relaxarem e terem noites mais tranquilas. Espie:

A segunda é o Holli – um app fantástico a ser usado junto com o Google Glass, que ajuda a criança a conversar, ao identificar o assunto e oferecer respostas adequadas a serem verbalizadas, na tela do wearable. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=xAJuH8n9g3w

 

O fato é que cada criança requer uma intervenção diferente e estímulos corretos podem diminuir suas crises de ansiedade, por estarem mais preparadas. Assim conseguem canalizar suas habilidades, que costumam ser muitas.

 

Reportar

Expert

Escrito por Monica Gelbecke

Depois de ter sido eleita por 2x como Empresária de Marketing Promocional do Ano e ter conquistado alguns prêmios nacionais e internacionais, assumiu como Diretora de Marketing e Novos Negócios na F.biz, onde também assina como co-autora da Cartilha Contra o Assédio.

 

11 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote