Vochlea Music: aparelho “traduz” voz para instrumentos

A promessa é democratizar a música, permitindo que até quem não saiba tocar um instrumento possa criar canções originais.

A barreira técnica pode, às vezes, colocar um ponto final em trabalhos com grande potencial: nem todo criativo domina as ferramentas necessárias para tirar do papel aquelas ideia brilhantes que habitam suas mentes inquietas. Algo muito falado por aqui (no SXSW).

Embora nem todas as áreas tenham uma solução para esse dilema, pelo menos na música uma startup britânica pode mudar as regras do jogo. A Vochlea Music desenvolveu um novo sistema inteligente que é capaz de reconhecer os acordes vocais humanos e usá-los para controlar instrumentos. Um beatboxer, por exemplo, pode acionar samples de bateria, e um outro músico pode, apenas cantarolando, criar uma sequência de baixo.

De acordo com o CEO da jovem empresa, George Philip Wright, a novidade pode democratizar o acesso à criação e composição de canções originais, uma vez que, com o Volchea Music, qualquer um pode “desenhar” os acordes desejados, mesmo sem saber tocar sequer um instrumento.

A empresa está em vias de arrecadar fundos via financiamento coletivo, e assim que a meta de 250 mil libras for atingida, o negócio passa a aceitar encomendas para o que é uma espécie de microfone futurista, que traz embutido o novo sistema. .

Para um futuro próximo, a Vochlea planeja aprimorar sua tecnologia a fim de incorporá-la em smartphones, aumentando ainda mais seu leque de ação.

Enquanto se prepara para lançar a campanha no Kickstarter, Wright admite que ainda há alguns ajustes a serem feitos no protótipo. A força-tarefa para levantar fundos para a empresa só deve começar quando o equipamento estiver, de fato, desempenhando de acordo com as exigências do CEO.

Aguardamos ansiosamente pela máquina e os produtos dela!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More