Entenda como um pensamento egoísta pode fazer do mundo um lugar melhor

Um excelente argumento para te engajar na prática do "altruísmo egoísta"

Em um episódio de sua série animada, o canal Kurzgesagt usa um excelente argumento para te engajar na prática do “altruísmo egoísta”, que leva em conta que fazer o bem e promover o bem-estar dos outros é um jogo de soma positiva que pode melhorar substancialmente a própria vida.

Pense em uma torta e no tamanho de sua fome. Se você acreditar que sua fome é maior que a dos demais e que necessita um pedaço maior que os outros; vai fazer com que os demais se alimentem menos, tenham menos energia e não produzam como poderiam produzir. Claro que é um exemplo subjetivo e você pode trocar o “eu faminto” por empresas, governos e gente de poder, e ir muito além da torta, claro.

Kurzgesagt usa o cancêr como um exemplo prático que revela que se mais pessoas tivessem acesso a tratamentos médicos, mais dinheiro seria invertido em investigações e talvez a cura poderia estar mais perto.

Esse é o tipo de pensamento que de alguma maneira nós já sabemos, mas que por alguma razão não colocamos a atenção necessária, por isso é sempre bom revisitá-lo. Este vídeo vai te trazer clareza sobre como certas atitudes egoístas podem fazer do mundo um lugar melhor:

Default image
Paula Romano
Jornalista freelancer interessada em arte, tecnologia, cultura e sempre em busca de novas histórias. Uma pessoa que adora viajar, descobrir novidades, aprender, filosofar e que fica feliz com a companhia de um chá, um felino e um bom livro no colo.
Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh