“Você invadiu meu espaço pessoal”: a distância interpessoal confortável

Estudo em 42 países classifica “culturas de contato” e “culturas de não-contato”

Uma das normas sociais interessantes de se observar é o conhecido “espaço pessoal” ou “distância interpessoal” (em algumas disciplinas também chamada de CID: Comfortable Interpersonal Distance), uma área abstrata que serve para regular a intimidade em situações sociais através de maior ou menor exposição aos estímulos sensoriais. Quanto mais próximo de alguém, maior a possibilidade de estímulo visual, tátil, auditivo e olfativo, o que pode deixar as pessoas desconfortáveis ou invadidas.

space

Hall (1966) classificou a distância interpessoal em 4 tipos: Distância pública, Distância social (durante interações sociais formais, como reuniões, jantares de negócios), Distância pessoal (na interação com amigos) e Distância íntima (pessoas com quem temos um relacionamento próximo). Estes tipos podem ser influenciados pela idade, gênero, local onde a interação acontece e até mesmo a temperatura do local.

Personal Spaces in Proxemics.svg

A cultura também tem um papel fundamental na proximidade ou distanciamento entre as pessoas. Foi aí que a Dra. Agnieszka Sorokowska, da Universidade de Vratislávia, na Polônia, coordenou um estudo em 42 países com 79 pesquisadores (!) e 8.943 entrevistados para entender como diferentes culturas nestes países interpretam esta questão de “espaço pessoal”, classificando-as entre “culturas de contato” (América do Sul, Oriente Médio, Sul da Europa) e “culturas de não-contato” (Norte da Europa, América do Norte, Ásia).

finland

Neste estudo, os pesquisadores adaptaram a classificação de Hall para identificar três tipos de indivíduos: (1) estranhos (pessoas que não conhecemos e com as quais não temos vínculo), (2) conhecidos (há convivência porém baixo ou nenhum vínculo emocional) e de (3) relacionamento próximo.

Além disso, o estudo fez um ranking dos 42 países para cada um destes cenários, chegando também a algumas conclusões interessantes, muitas delas popularmente sabidas pela vivência, mas, agora, comprovadas cientificamente e com a comparação de todos estes países.

Captura de Tela 2018 03 12 às 09.02.04

Dentre os países pesquisados, os três que mantém maior distância com relação a “estranhos” são Romênia, Hungria e Arábia Saudita; no outro lado, os que mantém distância mais próximas de desconhecidos são Argentina, Peru e Bulgária. Com pessoas com quem temos relacionamentos íntimos, os que aceitam maior proximidade são Coréia do Sul, Ucrânia e Argentina, enquanto os que ainda mantém certa distância, Arábia Saudita, Hungria e Croácia. Entre amigos, ‘fique longe’ dos que são da Hungria, Arábia Saudita e Uganda e pode ‘chegar mais’ nos da Argentina, Peru e Sérvia. O Brasil, curiosamente, tem uma posição mediana na pesquisa nas três categorias.

Caso você queira saber um pouco mais e ver a classificação dos 42 países, o estudo completo pode ser baixado aqui.

 

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More