Ao contrário do que diria o senso comum, uma pesquisa revelou que crianças entre 4 e 6 anos preferem ler livros em papel no lugar de dispositivos digitais.

Uma pesquisa publicada no Science Direct descobriu que a “geração conectada” – àqueles que têm acesso regular à dispositivos com recursos eReading (como Kindles, iPads ou smartphones) – não se sente atraída em ler nesses dispositivos, concluindo que quanto mais acesso a criança tem à esses dispositivos menor é o seu interesse.

Os dados foram levantados através 997 crianças participantes do Estudo Australiano na Leitura de Livros Infantis de 2016 onde foram analisados ​a capacidade de leitura eletrônica e sua frequência de uso em relação à frequência de leitura de livros.

De acordo com a pesquisa, os dispositivos eReading podem inibir a leitura e os livros em papel ainda são os preferidos entre os jovens. A pesquisa descobriu que, embora alguns alunos gostassem de ler livros em dispositivos, a maioria dos alunos não os utilizava para este fim já que outros aplicativos, como jogos, chamam mais atenção por oferecer recompensas imediatas.


Dicas para incentivar seu filho a ler

Ainda que pesquisas apontem que a leitura de livros é a maneira mais eficaz de melhorar e reter habilidades de alfabetização, os jovens estão lendo cada vez menos livros. Mas há estratégias, apoiadas por pesquisas, que podem ajudar a incentivar as crianças a comprar um livro, como por exemplo:

Se você quer que seu filho leia, você também precisa ler. Um estudo descobriu que alguns alunos não sabiam se seus professores realmente gostavam de ler. Os professores que eram bons leitores inspiraram alguns alunos a ler com mais frequência e a se interessar por uma gama mais ampla de livros.

Crie espaços de leitura amigáveis. Barulhos altos, iluminação fraca e inúmeras distrações não ajudam a proporcionar uma experiência de leitura agradável e podem levar à frustração. Crie um ambiente acolhedor e propício à leitura.

Encoraje a leitura regular de livros. Para ler, temos que gostar do que estamos lendo e para que isso aconteça com uma criança é preciso que ela possa escolher seus livros. Um passeio em uma livraria pode ser um ótimo primeiro passo para levar à criança ao caminho da leitura.


Also published on Medium.

Total
9
Shares