Spike Lee com John David Washington e Adam Driver
Spike Lee com John David Washington e Adam Driver

A Focus Features divulgou na última segunda (14) o trailer de “BlacKkKlansman”, uma comédia dramática policial dirigida por Spike Lee e estrelada por John David Washington, Adam Driver, Laura Harrier e Topher Grace.

O longa foi exibido no mesmo dia em Cannes e Lee, conhecido por ter dirigido “Malcolm X” (1992), foi ovacionado de pé após a projeção, sendo um dos concorrentes mais fortes à Palma de Ouro.

Produzida por Jordan Peele, diretor de “Corra!” (2017), a trama acompanha a história real de um detetive negro que, nos anos 1970, ajudou a polícia a se infiltrar num grupo da Ku Klux Klan no Colorado.

O policial Ron Stallworth (John David Washington) infiltrou-se na Ku Klux Klan fazendo amizade com o líder David Duke (Topher Grace) pelo telefone.

Por ser negro e não poder comparecer fisicamente às reuniões do Klan, Stallworth mandou o colega judeu Flip Zimmerman (Adam Driver) para se passar por ele.

Via youtube.com/focusfeatures

A Ku Klux Klan (KKK) é uma organização racista secreta que nasceu no final do século XIX nos Estados Unidos e é dona dos fantasmagóricos uniformes brancos que conhecemos até hoje.

Em 1882, a Suprema Corte dos EUA declarou inconstitucional a existência da KKK, mas a organização ressurgiu em 1915 e ganhou mais força nos anos 60 com os movimentos pelos direitos civis, que defendiam a igualdade racial nos Estados Unidos. Infelizmente, a KKK, mesmo que com menor força, ainda existe.

“BlacKkKlansman” estreia nos Estados Unidos em agosto, quase um ano depois do atentado de Charlottesville, onde 3 pessoas foram mortas e 38 ficaram feridas.

Nas cenas finais, Spike Lee usou imagens reais de Charlottesville, incluindo o momento em que o supremacista branco James Fields atropelou um grupo de manifestantes com o carro, matando a ativista Heather Heyer e ferindo as demais.