Dicas para melhorar sua vida de frila

Como fazer sua vida solitária de freelancer ser criativamente melhor. Confira as dicas.

freela
Os prós e contras de uma vida de freela

Você e o seu computador em qualquer lugar do mundo.
Quando se imagina, parece o trabalho perfeito. E é.

Não há como negar que a liberdade de trabalho de um freelancer facilita muito a vida como um todo, principalmente, para os que vivem em grandes cidades e dependem do relógio para cumprir as suas tarefas.

Trabalho como freelancer já têm muitos anos, para te falar a verdade, desde que me formei lá em 2008 (OMG, já se foram dez anos), a grande maioria do tempo trabalhei em home office. Nesse tempo, aprendi as vantagens e as desvantagens do computador ser meu principal colega de trabalho.

O que tem de bom:

  • Você é o seu próprio chefe.
  • Você trabalha com quem você quiser, onde você quiser.
  • Não existe horário fixo.
  • Todos os lucros são para você.

O que tem de ruim:

  • Não há promoções, seguro médico, férias, bônus ou benefícios.
  • Se você tem ou não um emprego, depende inteiramente de você.
  • Você não tem um salário fixo (você pode ganhar muito ou muito pouco).
  • Não há um colega ao lado para dividir o trabalho ou ajudar na execução.

Mas a vida é assim mesmo: não existe perfeição.
Vão sempre existir os dois lados.
Assim são as escolhas.

Todos os âmbitos têm as suas dificuldades, por isso, quero dar dicas de como fazer a vida solitária de um freelancer ser melhor, criativamente falando:

1) Essa é básica, mas muito importante: Saia de casa

O simples fato de se arrumar para sair de casa, pode fazer o seu dia ser muito mais produtivo. Trabalhar em pijamas é ótimo eu sei, mas talvez não seja bom para a sua criatividade. Tomar um banho, colocar sapatos, se perfumar pode parecer banal, mas mexe com a nossa autoestima, nos dá certo vigor e nos coloca em ação – o que é ótimo para realizar bons trabalhos.

2) O mundo está acontecendo lá fora

Sim, há um mundo acontecendo lá fora, as pessoas estão indo e vindo, soluções estão sendo criadas, projetos estão em desenvolvimento e estar junto disso tudo pode te trazer inspirações e surpresas à sua rotina.

Você, por exemplo, pode encontrar com alguém cuja conversa dê um start super válido para o que estava buscando. Ou um acontecimento totalmente novo pode mudar o fluxo das suas decisões.

Enfim, o mundo acontece lá fora, e se você quer acontecer com o mundo tem que estar no meio dele, ainda que seja observando, escutando ou pelo menos sentindo o Sol bater na cara.

3) Faça por você, porque ninguém mais se importa

Olha, essa é uma verdade absoluta: temos que fazer aquilo que acreditamos. Porque diferente disso vai ficar muito difícil se sentir satisfeito.

O crônometro que avalia meu trabalho é o meu grau de satisfação com ele. Se eu fico feliz enquanto escrevo ou produzo, eu me sinto bem, porque o meu objetivo é impactar pelo menos uma pessoa, e essa pessoa, antes de todas, precisa ser eu.

Se nós não gostamos do que realizamos, dificilmente alguém vai gostar, não é?

4) Tente ser melhor a cada dia

Leia e aprenda sempre. A internet facilitou muito a nossa vida e temos à disposição artigos, livros, vídeos, tutoriais, cursos… está tudo a nossa mão e aproveitar essas ferramentas faz você ser melhor que ontem. É a regra básica: busque ser e oferecer o seu melhor, e isso será o suficiente.

5) Organize-se

Quando nos organizamos e planejamos como serão as nossas tarefas durante o dia, fica muito mais fácil de realizar nosso trabalho porque tiramos da frente o que é inútil. Ninguém consegue ser produtivo em meio a um caos, por isso sempre que puder limpe o seu desktop, organize os seus arquivos, crie um check-list com suas atividades do dia.

6) Anote as ideias

Essa dica ajuda não apenas quem é freelancer, mas todos os que trabalham com criação. Às vezes os insights chegam nos momentos mais inoportunos, e não se pode confiar na memória porque ela vai falhar, acredite em mim.

Para que você não perca uma grande ideia, use o bloco de notas do celular para anotá-las, escreva tudo o que vem na cabeça, e depois, na hora de produzir, você trabalha e melhora. Além disso, é sempre bom que as ideias descansem, eu adoro sair escrevendo, deixar o texto descansar, depois voltar nele para melhorá-lo.

Ser freelancer é um desafio, mas pode ser uma forma muito interessante de vida, se sabemos criar boas estratégias que coloquem limites e criem um senso de responsabilidade e comprometimento com nós mesmos.

Se você também têm outras dicas, não deixe de compartilhar aqui abaixo nos comentários! 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More