Um video com os famosos grãos de arroz no tabuleiro de Xadrez

Uma das melhores explicações sobre um fenômeno que é a base das confusões no universo da inovação (e das finanças): a curva exponencial

É uma das explicações mais legais e impressionantes que eu conheço: a dos grãos de arroz no tabuleiro.

Funciona assim: coloque 1 grão de arroz na primeira casa de um tabuleiro de xadrez. E nos seguintes, sempre o dobro do anterior (2, 4, 8, 16… e assim por diante). O resultado dessa operação é que em determinado momento as coisas começam a se multiplicar numa velocidade louca, a tal ponto que, na última casa precisaríamos de 9 TRILHÕES de grãos, ou o equivalente a toda a produção de arroz do planeta por… 22 mil anos. Sim, 22 MIL ANOS.

Se imaginarmos os grãos dentro de colunas sobre as casas do tabuleiro, teríamos:

  • Na casa 19, a coluna teria a altura de uma cesta de basquete
  • Na casa 26, a coluna teria a altura da Torre Eiffel
  • Na casa 31, a coluna teria a altura do Everest
  • Na casa 36, a coluna chegaria à Estação Espacial Internacional
  • Na casa 46, a coluna chegaria à Lua
  • Na casa 55, a coluna chegaria ao Sol
  • Na casa 62, a coluna chegaria a onde está a Sonda Voyager

Como entender o crescimento Exponencial com um tabuleiro de Xadrez

É uma maneira bastante enfática de mostrar esse fenômeno absolutamente inacreditável, chamado crescimento exponencial. A multiplicação começa ridiculamente lenta, mas a partir mais ou menos da metade, dá saltos que 99,9% das pessoas não conseguiriam prever. Um fenômeno que já ferrou com as finanças de muitas pessoas, de muitas empresas e de muitos países inteiros, por exemplo. Ou, em um exemplo mais animador, é também o que faz com que essas mesmas pessoas, empresas e países se surpreendam com diversos avanços tecnológicos (ou, epidemias, entre outras coisas).

Para saber mais sobre essa incrível visualização, as fórmulas e exemplos de coisas que seguem crescimentos exponenciais, leia mais aqui.

Nosso cérebro não foi feito para lidar com crescimento exponenciais. Jamais se esqueça disso.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More