Uma homenagem ao Fantasia da Disney

Novo curtinha da Disney equilibra o velho e o novo.

Curta é uma espécie de homenagem ao ótimo “Fantasia”, lançado em 1940. O clássico e o moderno se encontram em “Springtime”.

Com toda a pompa que pede a ocasião, a premiere da obra mostrou de uma vez por todas que a sociedade atual ainda está aberta a algumas tradições, uma vez que o filme resgata a estética dos quadrinhos da década de 1940 e, como eles, não contém sequer uma fala. Toda história ali é embalada por uma trilha sonora digna de um Oscar.

Diversos takes no lançamento remontam (propositalmente) o clássico “Fantasia”, ambos protagonizado pela estrela da empresa, Mickey Mouse, que simboliza a primavera, cuja missão é fazer adormecer o implacável Pete – simbolizando o inverno.

Na ausência de diálogos, os instrumentos se encarregam de dar o tom da narrativa, e o fazem com maestria. O baixo, por exemplo, associado a ambientes mais sombrios e situações perigosas é o som de Pete; a flauta, mais doce e otimista, é a “voz” do Mickey; enquanto o violino representa a flor.

Além das escolhas certeiras dos instrumentos – e seus respectivos “significados”, o curta foi um acerto em todos os ângulos artístico. As músicas têm referências de Beethoven, Rossini e Tchaikovsky.

Quem é bom de ouvido pode escutar diversos easter eggs, dos quais conto apenas um: quando o campo verdejante é exibido pela primeira vez no filme, ouve-se no fundo uma canção de Mozart – A Flauta Mágica.

Para descobrir as outras pegadinhas os interessados terão que exercitar muito os ouvidos e praticar a concentração – dois itens que praticamente vêm de brinde junto ao “Springtime”.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More