Você tem medo de quê?

O que foi aterrorizante um dia, agora é motor de uma indústria multimilionária

feardest
Steven Pressfield diz que o medo é uma força de resistência.

“A ausência de medo não é a coragem;
a ausência de medo é um problema mental.”

PO BRONSON

 

Steven Pressfield diz que o medo é uma força de resistência. Para ele, quanto mais medo sentimos sobre um empreendimento específico, mais certos podemos estar de que esse empreendimento é importante para nós e para o crescimento de nossa alma. “É por isso que sentimos muita resistência. Se isso não significasse nada para nós, não haveria resistência”, defende. O medo é bom, diz Pressfield. É um indicador. O medo nos diz o que temos que fazer: quanto mais assustados estamos com um trabalho ou chamado, mais seguros podemos estar por fazê-lo.

O medo nos faz pensar nos detalhes, tomar precauções e preparar o terreno para nos certificar de que o trabalho pode sempre ser melhor. O medo nos faz imaginar, e isso pode ser bom.

A maioria dos animais, como nós, sente medo…

A maneira como lidamos com o medo é uma construção cultural. Cada povo, cada cultura, cada tempo tem a sua própria versão de seus medos, receios e temores. A primeira exibição de cinema conhecida foi em 28 de dezembro de 1895, em Paris, sala Eden: Arrivée d’un train em gare à La Ciotat (Chegada de um trem à estação da Ciotat). Em pouco menos de 60 segundos, a primeira plateia acompanhou a chegada de um trem à estação. O evento foi tão insólito que várias pessoas simplesmente fugiram desesperadas para o fundo da sala com medo de serem atropeladas. Isso nos dá um exemplo simples de como o medo pode ser moldado. Ironicamente, hoje colocamos óculos 3D e de realidade virtual para sentirmos sensações ainda mais intensas, com os objetos ainda mais reais e vindo diretamente em nossa direção. O que foi aterrorizante um dia, agora é motor de uma indústria multimilionária.

A teoria de Pressfield sobre o medo é muito interessante. Confesso que quando a li em seu livro The War of Art – Break Through the Blocks and Win Your Inner Creative Battles – eu achei muito estranho. Afinal, passei boa parte da minha vida sentindo medo. Para dizer a verdade, quase a vida toda. Talvez não conte o período intrauterino. O medo, o receio, o temor, o pavor, a apreensão, a preocupação, a inquietação, a incerteza e a dúvida me serviram por tempos como companhias inseparáveis, mas quase sempre de forma negativa. Tirar proveito disso parecia ilógico. Me aproveitar de meus estimados e aterradores fantasmas soava estranho, e me dava ainda mais medo.

Eureca! Foi isso que me libertou. Se brigar com o medo também dá medo, então o medo é apenas uma ideia, e ideias podem ser alteradas, reconfiguradas. E conhecereis a verdade…

Um dos meus maiores medos era falar em público. E ainda continua sendo, tenho que ser sincero. Mas, o enfrentamento dessa situação está me ajudando a ser uma pessoa melhor, mais assertiva e positiva, além de muito mais criativa. Afinal, quando você aceita dar uma palestra precisa dar o seu melhor, já que pode ajudar outras pessoas a lidar com os seus próprios medos, e tirar vantagem disso. Hoje, consigo permitir que pessoas estranhas leiam o que escrevo; o medo está lá, de longe me olhando pelo canto do olho, é verdade. Mas, não dou muita bola pra ele. Sei que vai me pegar desprevenido, em algum momento, mas isso não me assusta mais, pois a própria vigilância e a possível falha vão me tornar mais consciente de minha missão como profissional, e como ser humano.

As máquinas estão assumindo postos de trabalho, há tempos na história do homem. Não é um fato novo. Desde que o homo sapiens se viu imerso no que Yuval Noah Harari chama de revolução cognitiva, experimentou um viciante drinque de imaginação, o qual lhe deu poderes, aparentemente, inimagináveis. A nossa capacidade de pensar sobre o que ainda não existe ou não é possível foi a ponte para dominarmos o mundo. Imaginamos tanto que o nosso dia a dia moderno é infestado de criações feitas para tornar nossas vidas melhores. Claro que isso é um fato questionável, mas temos que concordar que estamos o tempo todo imaginando coisas. Mas, com o tempo, o sapiens se perdeu e se permitiu pensar demais em algumas situações e de menos em outras. Identificar onde está o erro é o grande desafio do momento. Por isso criamos inteligências artificiais. Talvez porque pensamos demais e, talvez, tenhamos perdido o controle.

Seres humanos são criativos por que sentem medo. Medo da finitude, do desconhecido, do futuro e de si mesmos, pois não sabem do que são capazes, de suas possibilidades. Têm medo, pois têm a arma mais poderosa do universo: a capacidade de imaginar. E isso mudou a vida de todos os nossos antepassados, e não nos deixará na mão quando mais precisarmos dela. As máquinas inteligentes serão apenas mais um desafio, senão o maior, numa história que já provou que somos capazes de superar todos os desafios. Pelo menos até agora, já que o futuro sempre foi produto da nossa imaginação, até se tornar um presente inevitável.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More