Spotify é a primeira “Media Brand of the Year” do Cannes Lions

A pedido de Daniel Ek, fundador da empresa, prêmio deixa de ser pessoal e passa a ser corporativo.

testeiracannes

Todos os anos desde 1999, o Cannes Lions definia e premiava a “Media Person of the Year”, executivo ou profissional vindo com força e influência de mídia que tenha ajudado a inovar, desenvolver, revolucionar ou evoluir a indústria. O primeiro vencedor foi ninguém menos que Silvio Berlusconi e, desde então, levaram o troféu também nomes como Mark Zuckerberg (Facebook), Steve Ballmer (Microsoft), Jack Dorsey (Twitter), Shane Smith (Vice), Richard Pepler (HBO), Eric Schmidt (Google), Salar Kamangar (YouTube), Lachlan Murdoch (News Corporation), Sumner Redstone (Viacom), Jean-Claude Decaux (JCDecaux) e Anthony O’Reilly (Independent News & Media). Este ano, porém, o prêmio mudou.

A partir de agora, ele deixa de se chamar “Media Person of the Year” e assume o nome de “Media Brand of the Year”, deixando de se focar em pessoa física para ir direto à jurídica. E a primeira Marca de Mídia do Ano do Cannes Lions é o Spotify. Aliás, é exatamente por causa dela que, ao que parece, tudo mudou definitivamente.

De acordo com porta-vozes do Cannes Lions ouvidos pela Campaign, do Reini Unido, o escolhido da vez era Daniel Ek, cofundador, chairman e CEO da plataforma homenageada. Ao entrar em contato com ele para comunicar em primeira mão a honraria, o festival teria ouvido que seria um enorme prazer receber o troféu, mas que ele seria mais justo se fosse entregue à empresa, em nome de seus três mil funcionários, e não apenas a ele. Cannes não só considerou o conselho, como alterou o nome do prêmio e tudo.

Um movimento inteligente: olhando os nomes citados lá em cima, muitos tem participação fundamental no trabalho em questão, mas não são os únicos responsáveis pelo sucesso dessas companhias, obviamente. Entre eles, Schmidt (Google), Kamangar (YouTube), Ballmer (Microsoft) e tantos outros sequer continuam nas mesmas posições, ou nas mesmas empresas. Portanto, eleger a companhia e entregar o troféu nas mãos de seu principal responsável parece, realmente, muito mais coerente.

“O Spotify transformou a forma de nós nos engajarmos com a música. Em 10 anos, desde que o Daniel e seu time lançaram o serviço, ele ajudou a reformular o futuro da mídia e transformar como artistas e marcas se comunicam com suas audiências. A inovação e parceria contínua com os anunciantes fomentou a cultura da criatividade e uma plataforma para novos artistas mostrarem sua voz. Estamos muito felizes em poder reconhecer o trabalho do Spotify com este prêmio”, declarou Philip Thomas, CEO da Ascential Events (responsável por realizar o Cannes Lions) e futuro chairman do festival, a partir do ano que vem.

Lançado em 2008, o Spotify tem atualmente mais de 170 milhões de usuários em 65 países. Além de simplesmente facilitar o acesso à música para seu público, o serviço oferece diversas ferramentas de dados, engajamento e comunicação marcas, baseado em dados de comportamento, localização, preferências etc. Só em 2017, a empresa foi premiada com seis Leões no Cannes Lions, por suas campanhas e trabalhos criativos.

“Apesar de entender que este prêmio normalmente reconhece um individuo, eu não embarquei nesta jornada sozinho. Estamos onde estamos hoje graças a nossos colaboradores, do passado e do presente, que fazem parte integral dos nossos 10 anos de história. Sou energizado diariamente pela criatividade, bravura e paixão que nosso time traz para o trabalho. Em nome da empresa inteira, agradeço ao Cannes Lions por este prêmio”, declarou Ek.

Ponto para o Daniel. Ponto para o Sportify. Ponto para Cannes. Evoluir é fundamental. :)

facebookcoverCannesA nossa cobertura do Cannes Lions é um oferecimento do Spotify for Brands, o seu guia para entender o poder do áudio em um mundo cada vez mais móvel. Apoio cultural do Canal GNT, LuchaLibre Audio e produtora Corazon Filmes. Acompanhe nossa cobertura direto de Cannes aqui pelo site e também pelas nossas redes sociais. Siga para não perder o melhor do maior Festival de Criatividade do mundo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More