Será o fim dos consoles de videogames?

Microsoft está trabalhando em um serviço de streaming

Durante a conferência da Microsoft na E3 2018, a empresa confirmou que está trabalhando em um serviço de videogame por meio de “streaming”.

O serviço permitirá que você jogue sem a necessidade de um console, pois os jogos serão executados na nuvem e será possível retomar o jogo de qualquer dispositvo: um Xbox, um PC ou um smartphone.

Phil Spencer, diretor da divisão de videogames da empresa, confirmou:

“Estamos trabalhando em um sistema que permite que qualquer game possa ser jogado de qualquer dispositivo”.

 

Phil Spencer Xbox One X
Phil Spencer, durante a Conferência da Microsoft na E3 2018

A melhor maneira de imaginar como funcionará isso é pensando na Netflix, mas com videogames. Para acessar ao catálogo de jogos, será necessário pagar uma taxa mensal, e como ele é executado na nuvem, não será preciso de um hardware de alta potência.

Não há datas para o lançamento, mas é esperado que leve cerca de três anos. Não é a primeira vez que um serviço desse tipo é experimentado: o OnLive teve uma proposta semelhante, mas foi adquirido pela Sony e fechou. A Nvidia também ofereceu algo semelhante para o PC e não foi para frente.

O maior desafio está na Internet

Transmitir videogames é como reproduzi-los remotamente, então você precisa de uma conexão rápida. Se a Internet cai, o jogo é perdido. Se for lenta, há latência e a experiência se degrada. Este é o maior desafio, principalmente, em países nos quais a Internet não é de boa qualidade.

Em paralelo, Phil Spencer anunciou que está trabalhando em novos consoles, mas se o poder de processamento dos videogames está na nuvem, qual será o significado de existir um Xbox de próxima geração?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More