Cannes Lions 2018 terá 32 mil trabalhos concorrendo a Leões

Com revisão de categorias e Publicis fora, número é 21% menor que o do ano passado

testeiracannes

As mudanças e movimentações atípicas do mercado de comunicação impactaram significativamente o número de inscrições desta edição do Cannes Lions, maior e mais importante festival de criatividade e publicidade do mundo. Com uma grande modificação na estrutura das áreas de premiação, limite de inscrições em diferentes disciplinas e ausência do Publicis Groupe – terceiro maior grupo de comunicação do mundo –, o número de trabalhos enviados ao prêmio foi 21% menor que o do ano anterior.

Competem em 2018 pelos tradicionais Leões exatos 32.372 cases, considerando desde anúncios e comerciais a ações de ativação, projetos de inovação e estratégias de relações públicas. O evento vinha de 41.170 em 2017 e do recorde histórico de 43.101 em 2016. A competição está em sua 65ª edição.

As mudanças

Uma das mais impactantes mudanças foi em relação à liberdade de inscrições. Cannes é dividida atualmente em 26 categorias diferentes, como Film, Radio & Audio, Entertainment, Mobile e Design, por exemplo. Antes, uma agência poderia inscrever em quantas delas quisesse, fazendo trabalhos menos específicos, como “Fearless Girl” (a estátua instalada em Nova York em prol da igualdade de gêneros) e “Meet Graham” (a simulação do ser humano perfeito para resistir a acidentes de trânsito) ganhar dezenas de Leões vindos das mais diferentes divisões. Se você não lembra dos trabalhos super premiados ano passado, veja aqui!

Agora, apenas seis categorias podem receber o mesmo trabalho, apesar de estarem livres todas as subcategorias de cada uma delas. Acredite, algumas agências chegavam a colocar cases em quase duas dúzias delas, se aproximando de 100 inscrições para cada trabalho. Agora, esse número deve cair ao menos pela metade. Só para ambientação, as inscrições de Cannes custam entre €525 e €1685.

Outra grande mudança foi a nova estrutura das categorias e sub. Se nasceram novas divisões, como Social and Influencer Lions, algumas de grande força foram extintas ou repaginadas, como Cyber, Integrated e Promo & Activation. Cerca de 120 subcategorias “repetidas” em diferentes divisões também foram extintas, o que diminui as opções. Essas duas ações seriam responsáveis por 13% dos 21% a menos em relação a 2017.

Publicis

Outro forte impacto no número foi a decisão do Publicis Groupe, que controla algumas das maiores deres de agências do mundo – como Saatchi & Saatchi, Leo Burnett e a própria Publicis Communication – de não inscrever trabalhos para dedicar investimentos à sua plataforma própria de inteligência artificial (saiba mais aqui). Segundo a organização do Cannes Lions, essa decisão impactou os outros 8% do total de retração.

O que esperar?

Historicamente, o Cannes Lions entrega Leões uma margem que varia entre 2% ou 5% do número total de inscrições. Ou seja: dos 32 mil trabalhos competindo, devemos ver algo em torno de 1 mil troféus circulando pela Riviera Francesa este ano. Além disso, o conteúdo e as ativações de marca estão cada vez mais fortes e tomando a cidade inteira, indo bem além do Palais des Festivals, que recebe o evento.

Empresas como Facebook e YouTube investem em enormes espaços proprietários repletos de ativações, assim como as principais redes e grupos. Cada vez mais anunciantes também estarão no festival, não só aprendendo, mas competindo e participando do conteúdo.

O Update or Die já está de malas prontas e em breve começa a trazer o que de melhor acontece no Cannes Lions 2018, que oficialmente acontece de 18 a 22 de junho. Acompanhe a gente por aqui e pelas nossas redes sociais (prometo pegar leve nos stories lá do @karannovas).

facebookcoverCannesA nossa cobertura do Cannes Lions é um oferecimento do Spotify for Brands, o seu guia para entender o poder do áudio em um mundo cada vez mais móvel. Apoio cultural do Canal GNT, LuchaLibre Audio e produtora Corazon Filmes. Acompanhe nossa cobertura direto de Cannes aqui pelo site e também pelas nossas redes sociais. Siga para não perder o melhor do maior Festival de Criatividade do mundo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More