Cannes Lions, o novo velho modelo

É duro, mas saio do evento deste ano com a sensação de que Cannes está rebolando para manter um modelo ultrapassado de Festival.

testeiracannes

Cannes fez uma série de reformulações este ano. Reduziu o número de dias do festival para 5, limitou para 6 o número de leões que uma mesma peça pode conquistar e tabelou o preço das refeições para 30 euros. E os reflexos dessas mudanças não demoraram a aparecer: o festival teve uma queda de mais de 30% no número de peças inscritas e, em contrapartida, um aumento razoável no número de delegados. O que eles esqueceram de dizer é que não existe almoço grátis, afinal, se houve queda no número de inscrições, alguém vai pagar a conta.

E quem pagou? Bom, se você veio a Cannes como delegado este ano, sinto lhe informar: foi você ou a sua agência. O preço do badge teve um aumento superior a 20% (lembrando que o número de dias do festival diminuiu). A refeição tabelada também é uma outra história, na maioria dos lugares você consegue uma boa refeição a 20 euros. Então, as grandes mudanças do Festival não trouxeram nenhum benefício real para quem se inscreveu. Mas não é sobre isso que eu quero falar. É sobre as palestras.

Não sei você, mas quando eu – ou no caso a empresa em que trabalho – paga mais de R$ 16 mil em um evento, espero, no mínimo, ver palestras que vão transformar a minha vida. Mas depois de quase 4 dias, acredito que 50% das palestras que estão rolando no Festival, e mais de 80% das que estão rolando no Lumière (teatro principal do evento), são jabá da pior espécie. Gente que sobe no palco para falar sobre as ações completamente óbvias que estão implementando ou para vender conceitos ultrapassados como se fosse vanguarda. Marcas como Apple, Samsung, Google trouxeram seus presidentes, CEOs, etc., e a constatação é sempre a mesma: estou pagando uma fortuna pra ouvir jabá.

Eu tive a oportunidade de ir para o SXSW 2018. O Festival custa menos de ¼ do valor de Cannes, dura 10 dias e transforma a sua maneira de pensar. Igual ao SXSW tem mais um monte de novos festivais surgindo pelo globo, com preços mais acessíveis e uma preocupação real em gerar transformação na vida das pessoas. No SXSW, por exemplo, você aprende um monte de coisas novas e acha justo o preço que pagou. Cannes custa 4 vezes mais, dura 5 dias e você sai com a sensação de ter ouvido mais do mesmo. É duro, mas saio do evento deste ano com a sensação de que Cannes está rebolando para manter um modelo ultrapassado de Festival.


facebookcoverCannesA nossa cobertura do Cannes Lions é um oferecimento do Spotify for Brands, o seu guia para entender o poder do áudio em um mundo cada vez mais móvel. Apoio cultural do Canal GNT, LuchaLibre Audio e produtora Corazon Filmes. Acompanhe nossa cobertura direto de Cannes aqui pelo site e também pelas nossas redes sociais. Siga para não perder o melhor do maior Festival de Criatividade do mundo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More