A fonte oficial criada pela Adidas para as camisetas dos jogadores na Copa do mundo tem causado confusão por problemas de legibilidade. As letras e números são quadrados, meio cirílicos, inspirados no tradicional estilo soviético que temos visto em 9 entre 10 peças publicitárias da Copa.
As confusões mais frequentes são entre as letras “A” e “R”, “X” e “K”, “Z” e “2”, entre outras. O exemplo da imagem acima, do jogador Julian Draxler da Alemaha, mostra bem como realmente a fonte fica difícil de ler, especialmente quando vista de longe.
Mesmo os números grandes podem causar confusão, como este “17” em que ambos os números acabam ficando muito parecidos, principalmente com as ondulações do tecido.
Claro que aqui na tela pode até parecer que dá para ler tudo certinho, mas na vida real, com jogadores do outro lado do campo, a muitos metros de distância, a coisa pega.
Um erro básico e inesperado para uma marca com tantos anos de experiência no universo esportivo.
E as redes sociais não perdoam:
I am fully on board with this Adidas font for #BEL turning Mertens into MEATENS pic.twitter.com/50n8jiujKQ
— Brody Logan (@BrodyLogan) June 18, 2018
I can’t get over how terrible the font that #adidas is using on their jerseys for the #worldcup is… pic.twitter.com/EPinixHa9W
— Anne (@picaae) June 15, 2018
Have you seen Odriozola? pic.twitter.com/Thh0152TBz
— Daniel Busch (@dan_bu) March 23, 2018
The Adidas font is absolute garbage. I dare anyone who doesn’t know these players to try to figure out Khedira’s name by reading his shirt.
— Cory Mizer (@CoryMizer) June 17, 2018