in

10 músicas que farão você se sentir bem, segundo a ciência

A música pode ser um poderoso aliado para melhorar o estado de espírito, e ainda que você já suspeitasse desta informação, a ciência está aqui para validá-la.

A música tem o poder de influenciar o nosso humor de diferentes maneiras: pode relaxar, nos deixar melancólicos, felizes ou energéticos. Mas não só isso, ela também atua na maneira como nos comportamos, pois age no nosso cérebro de maneira emocional, cognitiva e física.

O cientista Jacob Jolij, da Universidade de Groningen na Holanda, revelou as 10 melhores músicas que nos fazem nos sentir melhor. Para realizar o estudo, Jolij projetou a seguinte fórmula matemática:

Nela, é possível avaliar a música que nos faz sentir bem (FGI) de acordo com sua letra (L), seu tempo em batidas por minuto (BPM) e seu tom (K).

O autor do estudo colocou-a em prática através de 126 músicas e comparou os dados obtidos com as opiniões dos participantes de uma pesquisa realizada no Reino Unido. Após os resultados, Jacob Jolij explica:

“Aquelas músicas com uma letra positiva, um tempo igual ou superior a 150 batidas são aquelas que nos farão sentir mais animados e com mais energia. Isso dá aos compositores uma ideia do que eles têm que fazer para criar músicas motivadoras”, e acrescenta:

“A música é algo íntimo, está relacionada às memórias e emoções, associações que determinam quais músicas nos colocam no melhor humor”.

Com os resultados do estudo, elaborou-se a lista das 10 músicas que nos fazem sentir melhor e que têm um efeito positivo em nosso comportamento.

O “Top 10” você confere abaixo:

1. Don’t Stop Me Now (Queen)

2. Dancing Queen (Abba)

3. Good Vibrations (The Beach Boys)

4. Uptown Girl (Billy Joel)

5. Eye of the Tiger (Survivor)

6. I’m a Believer (The Monkeys)

7. Girls Just Wanna Have Fun (Cyndi Lauper)

8. Livin’ on a Prayer (Jon Bon Jovi)

9. I Will Survive (Gloria Gaynor)

10. Walking on Sunshine (Katrina & The Waves)

Report

What do you think?

82 points
Upvote Downvote
Mentor

Written by Paula Romano

Jornalista freelancer interessada em arte, tecnologia, cultura e sempre em busca de novas histórias. Uma pessoa que adora viajar, descobrir novidades, aprender, filosofar e que fica feliz com a companhia de um chá, um felino e um bom livro no colo.

Years Of MembershipStory MakerContent Author100 Posts Mr. Postman!

13 Comments

Leave a Reply
    • Concordo com o amigo acima. A tradução possui alguns problemas que dificultam o entendimento. Não ficou claro se “Key” é campo harmonico (ou tom) e se “terceira chave maior” se refere ao campo harmônico de Mi maior (do-re-mi). De toda forma é bem interessante.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *