Temos que concordar que canudos não servem para muita coisa; o copo já está ali, e você sabe o que precisa fazer para beber o que tem dentro.

Essa simples atitude tem um grande impacto no meio ambiente e no lixo que vai parar nos oceanos, por isso a Starbucks anunciou que vai eliminar os canudos de plástico de todos os seus estabelecimentos em um prazo de dois anos, passando a usar uma tampa para as bebidas geladas parecida com as das bebidas quentes.

Segundo a empresa, essa mudança fará com que mais de um bilhão de canudos deixem de ser usados todos os anos. A decisão da empresa se deve a uma pressão social para banir canudos que cresceu depois de um vídeo de 2015 viralizar ao mostrar um canudo preso no nariz de uma tartaruga.

“Há vários destes itens de uso único que as pessoas estão percebendo que não precisam deles”, afirmou Denise Hardesty, cientista da Organização de Investigação Industrial e Científica da Commonwealth, baseada na Austrália, que estuda a poluição do plástico.

As novas tampas já estão disponíveis em 8.000 lojas nos Estados Unidos e Canadá, e a Starbucks está iniciando um grande lançamento em Vancouver e Seattle – que recentemente proibiu canudos e utensílios de plástico – e planeja tê-las em todas as lojas americanas até o final de 2019. As lojas internacionais da Starbucks implementarão as novas tampas até 2020.

De qualquer forma, o problema do plástico no meio ambiente vai muito além dos canudos, que representam apenas 0,03 por cento dos 8 milhões de plásticos que chegam aos oceanos a cada ano. Mas é uma porta de entrada à conscientização:

“Nossa campanha contra os canudos não é realmente sobre canudos”, compartilha Dune Ives, diretor executivo da Lonely Whale, organização que liderou o movimento de proibição de canudos em Seattle. “É sobre apontar como são os plásticos de uso único em nossas vidas. Colocar um espelho para nos manter responsáveis. Todos nós dormimos ao volante.”

A Starbucks ainda precisa fazer progressos para tornar seus copos recicláveis, o fim do canudo é apenas uma das várias etapas que a empresa está tomando para se tornar mais ecológica. Outras iniciativas incluem descontos para clientes que levarem copos reutilizáveis e a implementação de copos de papel, que estão em testes em Londres e que será expandida para 950 lojas.

Total
1
Shares