Before the sunrise: a outra face de Moscou

Cena noturna russa não aceita censura – e tem mulheres como protagonistas

thumbdjNum almoço com um jornalista russo, ouvi dele uma definição bastante curiosa sobre o seu povo: “os russos são como vulcões – podemos passar um longo período de tempo adormecidos, calados, mas quando a gente entra em erupção…”

UoD na Rússia: DJs

Exageros à parte, procurei adequar sua fala ao que via pelas ruas moscovitas, e falhava miseravelmente a cada esquina – mal sabia que aquelas palavras ecoavam no subsolo da capital. E somente à noite.

Dias depois, perdida na região limítrofe central, buscava informações a quem pudesse e passasse, mas o idioma se mostrava uma barreira intransponível, e a internet do celular não colaborava.

moscow russia mar 8 2013 bartenders work in bar theme in theme bar bartenders prepare variety of cocktails and djs play

Felizmente um rapaz pediu para que eu o acompanhasse – por mímica, entendi que ele me levaria até um lugar onde alguém falasse inglês.

Achei estranho quando ele começou a descer umas escadas ligeiramente estreitas e escuras, mas como não me sentia insegura, nem nada, apenas continuei seguindo seus passos.

maxresdefault 1

Para minha surpresa, acabei em um bar subterrâneo, o Vinyl and Wine, que me chamou atenção pela localização pitoresca, pelo ambiente simultaneamente moderno e acolhedor, e pela gastronomia incrível do lugar – porque uma vez ali, né?, perdi até a pressa de ir embora.

Entre uma garfada e outra, vejo uma mulher toda estilosa cruzava o salão para se posicionar atrás das picapes – e a cena ganhou contornos ainda mais hypes quando percebi que era o tipo de DJ raiz, daquele que aposta num bom vinil.

Embora saiba que há prós e contras na arte de conduzir uma picape (e uma festa) com esse recurso, tendo a admirar quem opta por fazer tudo dessa maneira old fahsion, porque, ao seguir com vinil, a pesquisa tem que ser maior e a dedicação ao ofício também.

moscow russia mar 8 2013 djs and dancing crowd in theme bar experts expect a drop in sales of nightclubs by 5 10 due to tightening of anti smoking legislation in

Divagando sobre essas questões, lembrei ainda que nas últimas duas festas que estive em Moscou, eram as mulheres as responsáveis pela trilha sonora – o que não me parecia muito lógico numa sociedade machista, como a russa.

Tudo isso me fez perceber que Moscou tem regras diferentes para a noite a para o dia – como geralmente acontece em grandes metrópoles: quando o sol se põe, (quase) tudo pode acontecer.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More