Nvidia usa inteligência artificial para tirar o granulado das fotos

Uma tecnologia capaz de remover o ruído de uma imagem com a menor perda possível de definição

Atualmente, com os recursos de edição de imagens disponíveis é possível melhorar a aparência das fotos, “limpando” ruídos, granulações e imperfeições.

Mas isso implica numa perda de definição, porque o que fazem esses programas é preencher as “lacunas” com cores parecidas àquelas em torno do ruído.

Para melhorar esses detalhes, a Nvidia, em colaboração com a Universidade de Aalto, na Finlândia, e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveu a Noise2Noise, uma tecnologia capaz de remover o ruído de uma imagem com a menor perda possível de definição.

A inteligência artificial criada pela Nvidia é capaz de limpar os elementos de uma fotografia, restaurando ao máximo a imagem ao seu estado original. Por exemplo, em uma fotografia de uma paisagem cheia de textos escritos em cima, a IA é capaz, como por mágica, de mostrar apenas a paisagem.

Os resultados foram tão surpreendentes que os desenvolvedores dizem que a IA pode ser usada para outras finalidades, como melhorar a precisão de imagens de ressonância magnética. Toda a pesquisa e a documentação do projeto estão disponíveis no site dos pesquisadores.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More