Escassez e fartura, uma reflexão sobre a Cultura do Desperdício

30% da comida do mundo é jogada fora, enquanto milhões de pessoas estão passando fome.

https://www.youtube.com/watch?v=MqiR93-GQD8

Talvez pela abundância de recursos naturais ou a forma como nos colocamos diante da natureza, vivemos uma cultura da fartura que nos leva ao consumo excessivo e consequentemente ao desperdício. O resultado é que 30% da comida do mundo é jogada fora, enquanto milhões de pessoas estão passando fome. Esse é o tema do documentário Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente, da Conteúdos Diversos, com direção de Paula Galancini e produção executiva de Silvia Prado, e que acaba de estrear no GNT.

Inicialmente lançado em 2017 na Virada Sustentável, o filme traz um debate ético sobre a forma com que os seres humanos agem com a natureza em relação ao desperdício e a sustentabilidade.

alface

Com exemplos e entrevistas com ativistas, sociólogos, empresários, especialistas em direito ambiental e pessoas que passam fome ou estiveram em situação de insegurança alimentar, o documentário expõe as distorções da cadeia de produção, seja no manuseio, na compra desenfreada e na mesa do consumidor. Ações que nos levarão a uma vida pior do que poderíamos suportar. Não é à toa que 50% dos temas que a ONU (Organizações das Nações Unidas) debate, estão relacionadas a questão da alimentação.

No entanto, apesar dos dados alarmantes, a obra ecoa também uma visão otimista sobre o futuro com a propagação de micro-organizações, como os bancos de alimentos responsáveis por fazer a ponte entre quem quer e pode doar e quem precisa receber. Assunto que precisa ser melhor discutido entre governo e sociedade civil, com novas Leis e mecanismos para garantir a segurança dos que doam alimentos e de quem está obtendo.

As cenas revelam que é possível existir um equilíbrio entre escassez e excessos nos processos de produção por meio de soluções e pensamentos interdependentes e não excludentes. Se fazemos parte do problema, também somos parte da solução, afinal, cultura nada mais é que um conjunto de valores que podem ser moldados e modificados com a ajuda da informação e conhecimento.

Vale assistir (disponível na plataforma GNT.doc).

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More