Insta Repeat: todo mundo sempre posta as mesmas fotos

A frase popular de que “nada se cria, tudo se copia” faz morada no Instagram. E para tanto foi criado o Insta Repeat, uma conta na rede social dedicada a mostrar as semelhanças visuais de fotos postadas por pessoas diferentes, no mesmo lugar, com os mesmos ângulos e poses.

A conta é administrada por uma anônima de 27 anos que decidiu “criticar a originalidade na criação de mídia através da lente”. Isso porque muitas fotos de influenciadores acompanham as “tendências” e replicam as mesmas fotos com a intenção de ganhar likes e seguidores.

A autora vive no Alasca, local muito visitado por turistas e, consequentemente, muito fotografado. Mas embora o número de fotos fosse alto, ela sentia como se fossem sempre as mesmas fotos aparecendo repetidas vezes.

“A faísca para a ideia veio da abundância de imagens de canoas. Toda vez que eu via uma dessas fotos de canoa no Instagram, eu me lembrava dessa ideia de compilação até que eu realmente consegui fazer a conta.”

Suas descrições têm um tom de alegria e ironia por trás das imagens, que muitas vezes levantam a bandeira de “autenticidade” e “vida criativa”, contrastando com as fotos quase idênticas de outras pessoas que reivindicam as mesmas coisas. Embora muitas pessoas acreditem que estão fazendo algo bastante autêntico, acontece que, conscientemente ou não, elas têm seguido uma fórmula genérica que já foi usada por outras inúmeras vezes antes.

Obviamente, nem todos reagiram positivamente a essas compilações. Mas a artista alega que não criou a página para zombar ou menosprezar ninguém. Ela estava é curiosa com os fenômenos que via: “estou interessada em explorar a escolha de fazer uma imagem que, em essência, já foi feita”.

Confira a seguir algumas das compilações e mais na página no Instagram.

Insta Repeat03
Parte de trás da cabeça com chapéu ao ar livre – Insta Repeat
Insta Repeat04
No meio da natureza, em cima de uma caminhonete – Insta Repeat
Insta Repeat05
No centro de uma caverna de gelo – Insta Repeat
Insta Repeat01
A visão para fora da barraca – Insta Repeat
Insta Repeat08
Pessoa no centro da canoa remando – Insta Repeat
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More