Dia 05 de agosto é uma data muito especial. Quer dizer, pelo menos para o rover Curiosity, este simpático veículo-robô-Wall-E que pousou em solo marciano no dia seguinte (06/ago) a esta data, no ano de 2012, após percorrer 560.000.000 quilômetros do Cabo Canaveral até a cratera Gale, em Marte.

O que era para ser uma missão de dois anos, foi estendida indefinidamente em dezembro de 2012 e, desde então, a nem-tão-pequena-assim Curiosity (que tem até sua versão em LEGO) vem realizando investigações nos campos da biologia, geologia, geoquímica e radiação cósmica, entre outras.

Este post conta um pouquinho sobre o veículo de exploração e o vídeo abaixo, publicado pelo Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa em 2017, resume o trabalho da Curiosity ao longo de todos estes anos.

Porém, o mais curioso (pun intended) , é como a data de sua chegada em Marte foi celebrada, considerando a passagem do tempo em anos terrestres.

O equipamento para análise de solo da Curiosity tem uma membrana que vibra em diferentes frequências para acomodar a poeira recolhida em pequenos reservatórios. Posteriormente o solo é aquecido, liberando compostos que são estudados pelos pesquisadores do projeto.

Um ano após sua chegada, engenheiros da agência espacial decidiram enviar uma programação a esta unidade que a fizesse vibrar emitindo notas musicais. O afável robozinho, então, tocou/cantou “Parabéns pra você” a si mesmo no provável aniversário mais solitário da galáxia dia 05/agosto/2013 (aos 1’20” do vídeo abaixo você pode ouvir a musiquinha).

Ao contrário de uma popular crença de que esta cantoria se repete todos os anos, a música foi escutada em solo marciano apenas em 2013. Na palavras da diretora-chefe de tecnologia da NASA, Florence Tan, “não há ganho científico” em executar estes comandos; além disso, haveria o risco até mesmo de comprometer o equipamento.

:(

Com “Parabéns pra você” ou não, até poderia rolar festinha. Por enquanto, a população de seres, biológicos ou artificiais, vivos/ativos, em Marte é de 2. Além da Curiosity, o rover Opportunity também se encontra por lá desde 2008, mas, além de estar a quase 2.300 km de distância, foi colocado em modo de hibernação por conta de tempestades de areia gigantes desde Junho de 2018. Outro rover, a Spirit, chegou lá em 2004, atolou no terreno em 2009 e foi declarada morta inoperante em 2010.

De qualquer maneira, quando você for pra Marte, não esqueça de dar um abraço na Curiosity e desejar muitas felicidades nessa data querida.