Uma ferramenta online para criar a Persona do seu consumidor

O Hubspot fez um site para você gerar um personagem que representa seu consumidor. É o Make My Persona.

Você escolhe um nome, um avatar, hábitos, modo como trabalha, como se relaciona com os outros e, depois de alguns minutos você tem… uma “persona de consumidor” da sua marca.

CleanShot 2018 08 17 at 07.00.50 1

Lá pela década de 80 e 90 isso era super moderno e toda grande marca e toda grande agência, fazia isso. Hoje, acho que o desafio de tentar empacotar essa diversidade toda que conseguimos enxergar, é beeeem maior. Difícil acreditar que possa haver UMA representação do seu consumidor típico. Mas é sempre um exercício que vale a pena fazer. Para alguns segmentos, funciona muito. E essa ferramenta online é muito fácil de usar.

CleanShot 2018 08 17 at 07.34.08
Em poucos minutos, você cria uma pessoa, com personalidade e hábitos

E antes que a polícia da diversidade me algeme, vale lembrar que é um recurso de marketing, uma ferramenta de trabalho e de planejamento e posicionamento de marca, de uso interno. O objetivo é o alinhamento e não tem nada a ver com estereótipos (quer dizer, tem tudo a ver, mas acho que você entendeu)

Você sabe o que é uma persona do seu consumidor?

É uma representação semi-ficcional do seu consumidor ideal, baseado em pesquisas de mercado e dados reais captados dos seus consumidores reais. Em outras palavras, é um personagem que você cria e que representa o seu cliente da melhor maneira possível.

CleanShot 2018 08 17 at 07.34.49
No final, o “Marcelo” vira “o cara”

Por que fazer isso?

Bom, é um jeito mais fácil, rápido e prático de manter isso na cabeça. Ele tem nome, tem um corpo, tem uma personalidade e é fácil de lembrar. E depois que todo mundo da sua empresa cria uma cria intimidade com ele (e atenção: lembre-se que é um personagem para os funcionários e não para os seus consumidores), fica bem mais fácil alinhar todo mundo e tomar decisões mais acertadas.

Exemplos? Bom, a persona de uma marca de banco seria provavelmente um jovem empreendedor. A de um parque de diversões seria uma criança aventureira, e por aí vai.

Experimente e veja o que acontece. Quem sabe você cria alguém que pode te ajudar a ver as coisas mais claramente no trabalho.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More