Unfiltered News: veja as notícias que o resto do mundo consome

Tópicos mais globais para fugir da mesmice da nossa novela política local

“Pão e circo” é aquela expressão que resume uma estratégia da manipulação do tipo de informações que chegam até você, enchendo seu radar de notícias sem muita importância para desviá-lo das que realmente podem ser relevantes na sua vida.

O site “Unfiltered News” surgiu justamente para tentar mostrar os assuntos que o planeta está discutindo no momento. Dá para ver que tipo de notícia cada país está discutindo agora.

CleanShot 2018 08 20 at 07.06.32

Por exemplo, no momento, a Índia tem falado sobre essas coisas:

CleanShot 2018 08 20 at 06.37.30
Na índia, jogos estão no radar

Repare que games, slot Machine, casinos e poker gambling tem uma presença importante no cardápio de notícias que chegam até os indianos. Política, indústria, mulheres… sem destaque nenhum. E da mesma forma que a imprensa trata esporte=futebol, parece que notícia=política.

No Brasil, o assunto é política, amplificada pela proximidade das eleições. Me parece que no nosso caso é mais uma questão de tom e viés, do que de tópico em sí. mas isso é palpite meu.

CleanShot 2018 08 20 at 07.37.02
No Brasil, seguimos com a novela política e nada mais

Além de mostrar essa situação editorial em cada país, o site tem outra ferramenta bastante interessante que mostra os assuntos que eventualmente aparecem bastante no resto do mundo, mas que têm pouco destaque na sua região.

Enfim, é um site de notícias, mas que não foi feito para ler notícias (apesar disso ser possível). A ideia aqui é mostrar um retrato mais macro do que tem interessado o planeta, comparado com o país onde você mora para identificar possíveis “bolhas” de proteção editorial.

O que vale é dar uma passada e reforçar a importância de você realmente tomar a responsabilidade de buscar e filtrar o tipo de informação que consome.

Pessoalmente acho que estamos afundados em “notícias” excessivamente focadas em entretenimento, vida social de celebridades, esportes e notícias trágicas – não necessariamente com o objetivo de distraí-lo das coisas importantes, mas buscando audiência e patrocínios. Mas no fim, acaba dando na mesma: circo. Infelizmente a imprensa brasileira tem ficado cada vez mais com cara de entretenimento do que notícia.

E não estou falando de posicionamento político, nenhum viés de esquerda nem de direita (realmente não é meu tópico preferido), simplesmente acho que deveríamos tomar as rédeas do que consumimos, em todos os sentidos. Com a tecnologia, dá.

Tenho buscado fontes menos negativas e mais relevantes e essa simples mudança de hábito tem causado um impacto gigantesco na maneira como levo a vida. Minha energia e meu foco mudaram, recomendo que faça o mesmo. Preste atenção no que você come com olhos por aí.

Bota um post it no seu monitor ou um fundo de tela no seu celular (ou simplesmente mantenha na sua cabeça) com essa pergunta: “isso que estou lendo ou assistindo… me faz bem?”.

Singelo o truque, mas funciona.

E você? tem filtrado suas fontes? Alguma dica boa? Comente!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More