8 coisas que as pessoas intuem sobre você, em questão de segundos

Como eu sei que post que tem número no título faz com que você vá direto para eles e ignore todo o resto, vou começar pelos dito cujos. Vamos lá.

FATO: você será escaneado (e sacaneado) toda vez que aparecer diante de alguém que não te conhece. Não que isso precise ter alguma importância para você, tem quem ache vital, tem quem não give a fuck (sábios). O post é apenas motivado pela curiosidade de como funciona a nossa querida mente humana.

01. Se você é CONFIÁVEL ou não (1/10 de segundo)

02. Se você é RICO E CHIQUE ou não

03. Se você é GAY ou não (também 1/10 de segundo, que também  é o tempo mínimo de um reconhecimento facial, ou seja, o mais rápido possível)

04. Se você é INTELIGENTE ou não

05. Se você é BEM SUCEDIDO ou não

06. Se você é DOMINANTE ou não (carecas, quem diria)

07. Se você é uma garota PROMISCUA ou não

08. Se você é AVENTUREIRO ou não

0-0Tcfd95lfMYZVebs

Calma, calma, não corra ainda para os comentários para dizer que é um absurdo julgar as pessoas desse jeito. É ÓBVIO que é. Ou melhor, seria óbvio se fosse um julgamento, mas isso tudo é um PRÉ-JULGAMENTO, intuitivo e quase que instantâneo, que bate lá dentro da sua cabeça e encontra um monte de PRÉ-CONCEITOS, construídos por vários esteriótipos, você querendo ou não.

Não tem essa de “eu não julgo ninguém”. E mesmo que a gente ache que perceber uma garota tatuada como “mais promíscua” um exagero ou algo de uma geração anterior, dá para imaginar que ainda tenha muita gente por aí que pensa assim.

E, de novo, o ponto não é discutir os itens em sí, mas entender que existe o pré-julgamento e é instantâneo. Se você não faz exatamente ESSES julgamentos, certamente faz outros.

Do mesmo jeito que a sua pupila diminui assim que alguém acende uma luz, seu cérebro pré-julga uma pessoa nova assim que ela aparece na sua frente. Ação & reação.

Coisa que veio de fábrica, foi importante para a nossa sobrevivência.

Claro que depois dessa primeira impressão você inicia um processo mais racional para construir uma impressão mais elaborada da pessoa mas, mesmo assim, vale lembrar que confirmamos impressões com muito mais facilidade do que as negamos, e isso também é um ponto importante. Eu diria que uma impressão razoavelmente válida, ajuizada e não preconceituosa sobre outra pessoa, leva tempo. Mas só de estar ciente disso, já é uma grande vantagem. O truque é saber dar pesos diferentes para primeiras, segundas e enésimas impressões para evitar rótulos óbvios. E ficar ligado com o tipo de imagem que você pode/quer/ou não quer projetar.

Quem preparou essa lista foi o Business Insider.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More