Tabelinha anti-espuma para você expor a farsa do discurso publicitário (e outros)

espuma3
acabe com ela!

Preparei a tabelinha abaixo para (1) te ajudar a raciocinar, (2) ver se a proposta na sua frente aguenta o tranco e (3) expor os farsantes que usam do discurso cheio de espuma e expressões moderninhas para esconderam a incompetência e ainda enganarem você.

Infelizmente, muitos deles são colegas publicitários, mas podem vir em diversas embalagens. E.. ai, ai, ai… podemos ser nós mesmos. Vamos em frente, encare o post.

Como usar?

A tabelinha funciona de um jeito muito simples. O mesmo que usaram na escola com você, durante muitos anos: a avaliação através de perguntas. Sim, perguntas ainda são as melhores armas para desafiar as ideias (e as pessoas) e ver se elas realmente resistem e param em pé.

Por exemplo: a minha preferida de todos os tempos é:

“Me dá um exemplo?”

Exatamente como estou fazendo agora. É a pergunta mais esclarecedora que eu conheço, para usar com todo tipo de pessoas, de 3 a 90 anos. Exemplificar muitas vezes funciona mais do que explicar ;) É o arroz-com-feijão do aprendizado.

Claro que a intenção principal é desmascarar os farsantes (yes!), mas na verdade a tabelinha é uma ótima ferramenta para ajudar a raciocinar, sugerindo questionamentos que podem deixar uma proposta mais clara e efetiva para todo mundo.

espuma4
Esprema sem dó que a verdade aparece

Não tenha medo nem vergonha de usá-la. Vivemos tempos de sobrevivência em meio a tantas novidades e possibilidades e, infelizmente, têm MUITA gente que usa os “discursos vigentes” para vender qualquer coisa, que no final, você nem sabe o que comprou nem como avaliar se funciona de verdade ou não. Boas ideias continuam resistindo às perguntas mais cascudas e não precisam de conhecimento técnico nem específico para serem utilizadas.

Ter bom senso e entender como as pessoas funcionam (coisas como mecanismos de consumo, comportamento individual e em grupo, empatia) são coisas que sempre utilizamos e que continuam funcionando. Não se intimide. É sua obrigação ENTENDER tudo e a melhor maneira de fazer isso é perguntando as coisas sem medo de parecer incompetente. Einstein já dizia que se você não consegue explicar uma coisa para uma criança de 10 anos, é porque você mesmo não entendeu.

Para encerrar, a tabelinha foi inspirada nas 9 principais abordagens do raciocíno lógico e as perguntas são apenas provocações mentais, não é uma fórmula mágica. É só um Ajinomoto cerebral. Espero que possa ser útil na sua próxima reunião.

E aos amigos publicitários, desculpe se compliquei sua (nossa) vida. Mas acredite: na verdade, facilita no médio e longo prazo porque o trabalho correto é sempre o caminho mais fácil. Dica? Use você mesmo a tabelinha antes de sair da agência e impressione.

Tabelinha anti-espuma para ver se o que estão te apresentando realmente aguenta o tranco.

tá no desktop? clique na imagem para ampliar

 

perguntas2.001
Para levar de colinha na reunião
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More