Wikipedia toma a iniciativa de tentar recriar, digitalmente, o acervo do Museu Nacional

Mais correto seria, se fosse uma iniciativa brasileira. Mas parece que em relação a tragédia que foi o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro, continuamos devendo. Mas o importante é que as iniciativas apareçam, venham de onde vierem. No caso aqui, de ninguém menos que a Wikipedia.

Museunational e1536726391790

No último dia 04 de setembro, a Wikipedia enviou uma mensagem a todos os seus seguidores pedindo para que aqueles que eventualmente tenham fotos tiradas dentro do museu as envie para que o acervo de mais de 20 milhões (!!!) de artefatos possam ser, pelo menos, registrados e preservados digitalmente.

Butterflies at Museu Nacional Rio de Janeiro 2 e1536726848973 Skeleton at Museu Nacional Rio de Janeiro

“Nós estamos pedindo para as pessoas de todos os lugares para se juntarem neste esforço e ajudarmos o mundo a se recuperar dessa tragédia coletiva”, disse Katherine Maher, diretora da Wikimedia Foundation.

Vale lembrar que foram perdidos coisas como a Luzia, o fóssil humano mais antigo do Brasil, diversas gravações em audio de indígenas falando em diversas línguas já extintas e que agora estão de fato perdidas para sempre e mais milhões de outras coisas. Uma lobotomia na memória brasileira, como bem declarou a Marina Silva. Na verdade, mais que isso: uma perda para a história mundial, como atesta a iniciativa da Wikipedia.

800px Egyptian Mummy at Museu Nacional Rio de Janeiro 4

Claro que incêndios acontecem, mas a falta de manutenção por conta das dificuldades financeiras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pelo museu, e o tempo absurdo de resposta para começar a apagar as chamas sem que houvesse sequer um sistema de sprinkler + a inacreditável falta de água nos hidrantes (os bombeiros precisaram buscar água em um lago próximo) é de um descaso sem tamanho e, mais uma vez, uma vergonha perante o mundo inteiro. Objetos insubstituíveis, que não podem ser rcuperados por dinheiro nenhum, perdidos para sempre.

Você pode conferir aqui as fotos que já foram enviadas por visitantes para a Wikimedia. E se você tem alguma foto tirada no Museu nacional, participe desta iniciativa.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More