in

Wikipedia toma a iniciativa de tentar recriar, digitalmente, o acervo do Museu Nacional

Mais correto seria, se fosse uma iniciativa brasileira. Mas parece que em relação a tragédia que foi o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro, continuamos devendo. Mas o importante é que as iniciativas apareçam, venham de onde vierem. No caso aqui, de ninguém menos que a Wikipedia.

No último dia 04 de setembro, a Wikipedia enviou uma mensagem a todos os seus seguidores pedindo para que aqueles que eventualmente tenham fotos tiradas dentro do museu as envie para que o acervo de mais de 20 milhões (!!!) de artefatos possam ser, pelo menos, registrados e preservados digitalmente.

“Nós estamos pedindo para as pessoas de todos os lugares para se juntarem neste esforço e ajudarmos o mundo a se recuperar dessa tragédia coletiva”, disse Katherine Maher, diretora da Wikimedia Foundation.

Vale lembrar que foram perdidos coisas como a Luzia, o fóssil humano mais antigo do Brasil, diversas gravações em audio de indígenas falando em diversas línguas já extintas e que agora estão de fato perdidas para sempre e mais milhões de outras coisas. Uma lobotomia na memória brasileira, como bem declarou a Marina Silva. Na verdade, mais que isso: uma perda para a história mundial, como atesta a iniciativa da Wikipedia.

Claro que incêndios acontecem, mas a falta de manutenção por conta das dificuldades financeiras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pelo museu, e o tempo absurdo de resposta para começar a apagar as chamas sem que houvesse sequer um sistema de sprinkler + a inacreditável falta de água nos hidrantes (os bombeiros precisaram buscar água em um lago próximo) é de um descaso sem tamanho e, mais uma vez, uma vergonha perante o mundo inteiro. Objetos insubstituíveis, que não podem ser rcuperados por dinheiro nenhum, perdidos para sempre.

Você pode conferir aqui as fotos que já foram enviadas por visitantes para a Wikimedia. E se você tem alguma foto tirada no Museu nacional, participe desta iniciativa.

Report

What do you think?

82 points
Upvote Downvote
Hero

Written by Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *