O dueto homem-máquina mais emocionante que você já viu

Estamos acostumados a ver Robôs como força operacional automatizada em nosso cotidiano e a exploração de uma sensibilidade possível na relação homem-máquina é pauta que somente pela expressão artística poderíamos alcançar. Foi nesta linha da sensibilidade que Huang Yi, coreógrafo, dançarino e inventor explora, de forma incrível, esta relação.

O artista tem em seu trabalho a parceria homem-máquina como voz de sua expressão e aqui, conceitualizou e programou um dueto de dança com um braço mecânico que primariamente é utilizado na indústria. Ao fazer isso, ele desconstrói nossa percepção sobre objeto e objetivo, quase brincando com o argumento de design emocional de Donald Norman. Vestindo essa “parceria” artística com a delicadeza de movimentos que apenas seres humanos são capazes de articular, empresta à máquina uma releitura sobre sua condição operária, ainda que controlada, desenhando um estranha apreciação da personalidade e leveza que nos faz refletir se o uncanny valley é mais sobre a criação do relacionamento do que sobre a mimese humana, principalmente ao final da apresentação na emocionante “troca de olhares” embalada pela ambientação musical do concertista Joshua Roman.

Aplausos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More