Buycott: app permite escanear produtos e saber se a marca merece ou não ser consumida

40d3310a 2e44 4914 8166 e98e7bd6976e?auto=format&auto=compress&codec=mozjpeg&cs=strip&w=80&h=80&fit=cropO buycott.com é um aplicativo que já existe há algum tempo, mas que acabou de ganhar uma nova versão atualizada. Ele vem com um scanner de código de barras que permite “investigar” o histórico das marcas (e empresas) usando os rótulos dos próprios produtos no ponto de venda.

Por exemplo: você pega uma lata de sardinhas no supermercado, escaneia o código de barras com o seu celular e o aplicativo informa na tela que aquela marca pratica pesca predatória e é repsonsável por centenas de mortes de golfinhos. Ou aquela blusa linda na loja do Shopping, mas descobre que a marca emprega mão de obra quase escrava no outro lado do mundo. Ou um produto na prateleira da farmácia que contém um ingrediente que é proibido em vários países do mundo.

Dá uma olhada nesse depoimento de uma usuária, feito em abril:

Buycott App

Na verdade nem sei se o app já consegue abordar tudo isso mesmo, mas o post vale justamente pela iniciativa e por esse potencial. pelo que li em alguns comentários aprece que esse app em especial ainda tem um viés muito político, mas certamente deve evoluir com o tempo. E outros virão.

Tem o “Good on You” também, focado em moda. Veja o video da Larissa Vaiano do “poder da Gravata”:

Moda consciente em um aplicativo

Infelizmente o boicote ainda não faz muito parte da nossa cultura de consumo, mas deveria. É uma das melhores formas de contribuirmos de modo PRÁTICO nas mudanças, talvez a única maneira mesmo, usando ou deixando de usar nosso dinheiro de um jeito mais consciente.

App Page header image
O App “Good on You”, focado em consumo consciente de moda

Boicote também pode ser feedback construtivo

O Buycott também permite que você siga causas e envie mensagens ou seu apoio diretamente para instituições e empresas. Dá até para criar a sua própria causa e compartilhar com amigos e familiares.

Adoro iniciativas como essa, de careater mais prático e que parte realmente para a ação. Um boicote pode servir, inclusive, como um feedback construtivo para marcas que queiram evoluir perante seus consumidores. Muito melhor do que a super cansada apropriação de causa das redes sociais que continuam reclamando de tudo e fazendo nada.

Disponível para iOS e Android pelo site oficial.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More