arte ilustração

As incríveis ilustrações do cosmos de Étienne Léopold Trouvelot

Entusiasta de astronomia, o Francês E.L Trouvelot (1827-1895) fez mais de 7000 ilustrações de suas observações do cosmos que como já puderam ver na chamada deste post, merecem um pôster em casa!

Com tanto treino (-7000 é muita coisa!) e justamente por sua estética visual e qualidade final dos trabalhos, ele chamou não só a nossa, mas também a atenção do diretor da Harvard College Observatory, recebendo um convite irrecusável: O de participar da equipe do observatório (-Harvard, baby!). Mas, se bem posso me intrometer, a possibilidade de usar regularmente um telescópio que há sua época foi considerado o maior das Américas por 20 anos, como entusiasta, penso que só por isso o convite já se faria válido. – Ao infinito e além!

O resultado, segundo (o artista) Trouvelot, traduziam “os fenômenos celestes como eles aparecem para o olho treinado e para um desenhista experiente através dos grandes telescópios modernos ”. Mais de uma centena de novas ilustrações depois, finalmente em 1882, um recorte de 15 delas, foram reproduzidas e exibidas em uma exposição chamada “The Trouvelot Astronomical Drawings”.- Já disse que quero pôsteres na minha parede?

Hoje, graças a uma técnica de reprodução que foi usada (na época estava começando a se desenvolver), chamada de cromolitografia, a Biblioteca Pública de NY tem estas ilustrações em seu acervo ainda com a mesma intensidade e vivacidade de quando foram produzidas originalmente. Mas se ir para lá está saindo mais caro que um voo pela Space X, podemos vê-las no acerto digital da biblioteca neste link.

Antes de ir embora, fique com este pensamento, estas incríveis ilustrações são do mesmo período histórico (Século 19) que aconteceram as Guerras Napoleônicas (1803-1815) e a independência do Brasil (1822). – Elas não ficam ainda mais interessantes?

Comente

Ad Blocker Detected!

Refresh