A comunidade do Fiozera

Palco de grandes manifestações políticas nos últimos dias, o ambiente digital felizmente é também um terreno fértil para a propagação de plataformas que se movimentam por vínculos de afinidade e com o objetivo de espalhar conhecimento entre a comunidade.

Assim nasceu o Fiozera, criado por André Biagioni, engenheiro eletrônico, que viu no site uma oportunidade de difusão de conceitos relacionados a componentes elétricos, eletrônicos e outras derivações da arte de fazer.

Ainda na adolescência, ele foi inspirado pela engenheira elétrica americana, Limor Fried, da Adafruit, que costumava compartilhar gratuitamente suas experiências e criações para que todos pudessem desenvolver produtos iguais e/ou semelhantes. E assim, em 2011, começaram as primeiras iniciativas do Fiozera, com posts sobre modificações de projetos internacionais e as criações próprias do fundador. Logo foi a vez dos textos introdutórios com o objetivo de gerar mais literatura sobre o assunto no Brasil. “Tem muita gente habilidosa que pode usar uma bancada e poucos recursos para criar coisas interessantes”, destaca Biagioni.

O site funciona de forma colaborativa e no fórum do Fiozera qualquer pessoa pode se expressar, seja expondo suas ideias e descobertas ou também enviando soluções para melhorar projetos de terceiros. Existem posts que vão desde a criação de réplicas de Arcade (computador base dos antigos fliperamas), até a ‘hackeação’ de games portáteis.

Partindo dessa premissa, todos conseguiriam se capacitar para utilizar um Arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware e de placa única) para algo muito além da superficialidade dos LEDs piscando. Será?

A arte do fazer e se conectar

Além de Limor Fried, outra grande inspiração para o engenheiro, é Richard Sennet, autor do livro ‘O Artíficie’. Na obra esgotada em várias livrarias do Brasil, Sennet discorre sobre a valorização do trabalho manual não industrializado e do processo de descoberta pessoal, enquanto se dá o ato de produzir com as próprias mãos.

fiozera2

O termo Fiozera é um neologismo e a palavra não existe no dicionário português. Na concepção de Biagioni, Fiozera se resume a um monte de fios. Mas além do próprio termo que destaca a natureza de alguns dos projetos contemplados pela comunidade, ao pensarmos em um emaranhado de fios, a imagem serve perfeitamente para ilustrar simbolicamente toda a conexão que essa e outras plataformas promovem em torno do conhecimento por afinidades.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More