Quem diria que viveríamos para ver a cura do Câncer?

É, amigos. Parece que temos.
Este não é um post sobre previsão do futuro, sou eu vibrando e compartilhando a notícia fantástica de que cientistas americanos chegaram a uma nova abordagem imunoterápica, que levou a um completo desaparecimento de tumores em uma mulher com câncer de mama avançado, cuja previsão de sobrevida era mínima (meses de vida).

A técnica consiste em extrair os linfócitos que se formam naturalmente no tumor, cultiva-los fora do corpo e injeta-los de volta no paciente. No caso mulher (que citei acima), que já tinha tentado uma série de abordagens (incluindo terapias hormonais e quimioterapia), eram 62 mutações nas células e TODOS os tumores desapareceram.

Historicamente, este é o tratamento mais personalizado já atingido na medicina e já está sendo usado para tratar mais 3 tipos diferentes de câncer metastático: colorretal, dueto biliar e cervical. E o mais incrível é que o procedimento apresenta baixíssimo nível de toxicidade, em comparação às quimioterapias convencionais.

Os estudos seguem e se suportarem esses excelentes resultados preliminares, a produção de terapias de células para cada paciente será, sem dúvida, um desafio logístico e técnico, exigindo laboratórios e especialistas especializados em escala.

Entenda mais, aqui.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More