Millennium: A Garota na Teia de Aranha e a mulher por trás do personagem

Quem nasceu para a realeza jamais perde a majestade: Claire Foy continua soberana mesmo sem a coroa; a atriz da série The Crown reina mais uma vez na dramaturgia ao vestir a pele de Lisbeth Salander, na continuação inédita da saga “Millennium”, que chega ao filme “A Garota na Teia de Aranha”.

Dona de estatuetas do Emmy, do Globo de Ouro e do Screen Actors Guild, a atriz britânica não deve tardar a dar as caras no Oscar também, sobretudo depois da entrega a esse último trabalho, que lhe custou caro do ponto de vista psicológico e físico.

EC1 5791 rgb
a atriz britânica não deve tardar a dar as caras no Oscar também

Em entrevista ao ET Canada, Claire enfatizou que “algumas cenas foram emocionalmente traumatizantes, e outras fisicamente desafiadoras”, mas suavizou relembrando uma frase do diretor do longa, Fede Alvarez: “se você não ‘sangra’ para fazer algo, então não vale a pena”.

Para o preparador de elenco Christian Duurvoort, responsável pelos atores em “O Ensaio Sobre a Cegueira”, “Cidade dos Homens” e outros, é delicado trabalhar com personagens traumatizados, porque, obviamente, nenhum trauma é prazeroso de se explorar e o ator personifica todos os afetos do personagem, o que pode ser — e é — bastante pesado para quem assume a missão de interpretar histórias assim.

Reconhecendo a intensidade de Claire Foy, cuja base vem do teatro britânico, Christian não se diria surpreendido por mais um belo trabalho da atriz em “The Girl in The Spider’s Web”: “produções milionárias, como essa, não abarcam inexperientes”, pontua.

775174119 RM 4597 949CEEDE0B8D66CF41049F229DE54EEE rgb
Claire Foy em Barcelona

Quanto ao fato de Claire viver agora um papel que já pertenceu a Rooney Mara, Duurvoort diz não se incomodar, e não acha que isso é um problema para o público também. “James Bond e outras franquias também tiveram seus protagonistas vivenciados por atores diferentes, e isso não afetou em nada a história. Novas interpretações são, antes de tudo, novas possibilidades”.

Para o preparador de elenco, contudo, o importante é que o ator não caia na esterilidade de se comparar com quem vestiu aquela história em capítulos anteriores, porque isso pode diminuir a chance de termos algo orgânico e original — uma ressalva que, felizmente, Claire Foy parece ter levado a cabo.

set
Claire Foy checando o video assit no set de filmagem

A performance excepcional da britânica tem a ver com seu talento, claro, mas também se deve à direção. Confirme Duurvoort explica, um preparador de elenco primeiro analisa o roteiro e investiga as pretensões do diretor, e a partir de então seu trabalho é catalisar todas essas vertentes humanas nos personagens. “O corpo do ator é o veículo, e ele fala com palavras, com gestos e pensamentos. Diferentemente do que muitos podem pensar, o cinema é também muito espontâneo, porque, apesar do script e estudos, as cenas se dão de uma forma única, e a relação do ator com a câmera se constrói na hora”, afirma.

Todos esses desafios são recompensados quando o filme e os personagens conseguem levar os espectadores para dentro da história — essa, aliás, é a medida de Christian para avaliar o desempenho dos atores: se eles conseguem fazer com que a audiência se descole da técnica para mergulhar na trama, então a missão foi cumprida com louvor.

Pelo que se pode ver e ouvir da continuação de Millennium até agora, vai ser quase impossível escapar dessa teia. Ainda bem.  

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More