Cool Tools, um clássico diferente para a sua prateleira

Você sabe qual é a principal diferença entre os humanos e os outros animais do planeta?

As coisas. A tralha toda.

Sim, se tem algo que sabemos fazer como ninguém, são…coisas!

Desde aquela primeira pedra afiada até esse celular que está aí com você – que é mais poderoso do que o computador que levou o homem a lua – já fizemos zilhões de objetos, com zilhões de propósitos.

Basta você tirar os olhos da tela por um instante e dar uma olhada ao seu redor. Praticamente tudo o que você vê, foi feito pelo homem: o prédio, os objetos, as peças que formam esses objetos, tudo isso feito pela raça humana.

Cool Tools

15938107061 b4c1fff7ce b
Kevin Kelly e seu catálogo Cool Tools

O livro Cool Tools de 2013, de um dos meus maiores ídolos (o genial Kevin Kelly), é um clássico nerd que justamente explora alguns desses objetos. Eu diria até que, os mais específicos. A primeira impressão é que o Cool Tools é um catálogo gigante de ferramentas bem específicas, para um público também bem específico. Mas é muito mais que isso.

Como começou?

Openbok2Quando o primeiro filho do Kevin Kelly estava saindo de casa para ir para a Universidade, ele preparou uma caixa com um monte de ferramentas para o filho guardar lá no dormitório da faculdade. A ideia era que ele aprendesse a usá-las com o passar do tempo, uma habilidade que certamente não seria ensinada pelos professores mas que o Kevin (como bom Amish) achava importante. Porém ele logo percebeu que tinha muita ferramenta e pouco espaço na tal caixa e resoveu acrescentar algumas revistas, catálogos e livros, com indicações feitas com caneta sobre as melhores ferramentas.

E foi assim que nasceu a ideia de se criar o próprio catálogo, muito por inspiração do famosos “Whole Earth Catalog”, que inspirou tantos nerds da época, como o Steve Jobs e o Woz, entre outros. E, um pouco mais para frente, a revista Wired.

O conteúdo

CnDacIRUkAISHvuO Kool Tools começou listando ferramentas manuais (as mais loucas imagináveis), mas acabou abrangendo outras tecnologias como mapas, indicações de livros de como fazer coisas, veículos, software, dispositivos especializados, websites, etc.

Ou seja: não é apenas um livrão de ferramentas. É, como o próprio Kevin define, um livros de “possibilidades”. Cada objeto abre seu horizonte para novas possibilidades. É meio difícil entender sem dar uma lida em algumas páginas, o que recomendo que você faça imediatamente porque tem um versão esperta para Kindle (só 4 dólares), já que o original é enorme e a encomenda pode sair cara. Outra possibilidade é espiar o site, que há anos publica esses objetos.

Então fica a sugestão: baixe o Cool Tools no Kindle (ou peça o de papel de vez, é demais!) e leia algumas páginas. Você vai entender melhor porque é um livro especial, apesar de não parecer.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More