in , ,

Better Touch Tools: novas maneiras para sua mão conversar com o seu Mac

Provavelmente você passa uma boa parte do dia cutucando seu Mac. Clica aqui, clica alí, dá uma dedada aqui, outra alí, rola telas pra cima e pra baixo, arrasta arquivos de um lado para o outro.

Dedo de Pica Pau

quantas vezes por dia?
Click, click, click…cliclicliclcilcik. Outro dia lí uma pesquisa que perguntava para as pessoas quantas vezes elas achavam que clicavam o mouse, em um dia qualquer de trabalho. A maioria achava que eram “centenas” de vezes. Na verdade, o patamar da centena custuma ficar para trás junto com a primeira xícara de café do dia. Nosso dedo de pica-pau trablha muito mais do se imagina. E podemos dizer com tranquilidade que interajimos milhares de vezes com nossos brinquedinhos eletrônicos, todo santo dia.

Automação

Diminuir ou simplificar o volume e o tipo de inputs que damos é sempre uma boa ideia. Bom para os tendões, bom para nos mantermos mais focados em nossas tarefas e não em interfaces. E quando conseguimos economizar ações que repetimos todos os dias, os benefícos a médio e longo prazo são enormes. É nesse contexto que entra o Better Touch Tools, um dos meus aplicativos favoritos de todos os tempos.
Gestos. Mas também cliques, rolagens, teclas…
Com ele você consegue, simplesmente, atribuir ações (ou sequências de ações) a todos os inputs possíveis no seu teclado, no seu trackpad ou nos botões do seu mouse. E mais: na combinação deles. jea imaginou o que isso significa? A quantidade de gatilhos que você pode criar? E cada um deles, com um cardápio enorme de ações que vão desde abrir uma janela ou mover um arquivo para uma pasta até sequências complexas e elaboradas como redimenzinamentos de imagens e envio de arquivos para servidores.

Exemplos

escolha se o comando é global ou em apenas um software
Vou dar um exemplo singelo da minha rotina, que é extremamente simples, mas mesmo assim consegui otimizar. Toda vez que clico em control/space, o Chrome é iniciado e já abre a página de postagem. Eu só preciso sair escrevendo. Se eu estiver usando o trackpad, deslizando 3 dedos para cima eu vou para full screen. Deslizando 3 dedos para a direita, eu abro uma nova tab no browser. Deslizando 3 dedos para baixo, saio do full screen, o browser centraliza na tela e tenho acesso feacil ao desktop. E assim por diante. Depois de usar o BTT por uma semana, você não vai mais conseguir não usar, posso te garantir. A configuração parece complicada, mas na verdade é muito simples. Cada u dos exemplos acima eu configurei em, no máximo, 1 minutinho. O truque é criar um gatilho simples para testar e entender como funciona, usar por alguns dias e, com o tempo, ir criando comandos mais elaborados. Outro ponto positivo é o perido de teste do BTT, com 45 dias sem qualquer custo, até você estar certo do valor de um app como esse. E depois, custa US$6.50 (uma vez só), o que é realmente uma pechincha pelo que o bichinho faz. Para saber mais e baixar o Better Touch Tools, clique aqui. E depois me conta se não é daqueles que mudam a vida 😉

Reportar

Legend

Escrito por Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die!

2 Comments

Leave a Reply
  1. “jea imaginou…” fico feliz por não estar sozinho nesse mundo. Eu também uso option+e (+i, +n…) pra acentuar rs. Desculpe a brincadeira… fora isso, ótima dica. Vou baixar esse app JÁ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote