Dave Bradley: o responsável pela criação do comando Ctrl+Alt+Del

Você, provavelmente, nunca ouviu falar no engenheiro de software David Bradley, mas com certeza já usou e muito um recurso que ele inventou lá no início dos anos 80: a combinação Ctrl+Alt+Del.

POST 1

Dave, foi um dos 12 funcionários envolvidos na criação do PC da IBM. Na época, a equipe de engenheiros sofria com o tempo que os computadores levavam para reiniciar quando travavam.

No vídeo abaixo, conta que quando o sistema falhava, a única maneira de resolver o problema era desligar o computador, esperar um tempo e depois ligá-lo de novo. Um verdadeiro teste de paciência – ainda mais porque, na época em que os sistemas estavam sendo desenvolvidos, as falhas eram comuns, por isso era prioridade dar um jeito de otimizar esse processo.

A possibilidade de criar simplesmente um “reset” foi discutida, mas os riscos de se perder todo o trabalho ao clicar em uma única tecla acidentalmente eram muito altos. Por isso, foi inventado esse “código”, com teclas não tão próximas umas das outras.

A partir daí, o tempo de reiniciar, que antes era de aproximadamente 15 minutos, reduziu para 15 segundos. 

Apesar dessa história – aparentemente – de sucesso absoluto, o próprio Bill Gates parece não ser muito fã do Ctrl+Alt+Del. Durante o Bloomberg Business Forum no ano passado, Gates deu uma declaração culpando os teclados da IBM nos anos 80: “O teclado dos PCs da IBM só tinha uma forma garantida de gerar interrupção. As pessoas envolvidas precisavam incluir outra tecla para fazer isso funcionar. Muitas das máquinas nos dias atuais têm isso como uma função mais óbvia”.

Ou seja, enquanto a equipe lá dos anos 80 queria criar um comando “estratégico”, que não fizesse com que as pessoas pudessem clicar sem querer em uma tecla de reset e perder assim todo o trabalho, Gates reclama que nos dias atuais isso seria mais óbvio. Vai entender! 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More