Homem tirando foto com o celular durante viagem

Dicas fundamentais para fazer fotos em viagem

Você vai viajar e gosta de tirar fotos? Então esse conteúdo foi feito especialmente para você, prque vou listar algumas dicas fundamentais para que seus registros fiquem com a melhor qualidade possível.

Logo de cara já adianto que você não precisa ter uma super câmera caríssima para tirar lindas fotos, o fator principal é a pecinha que está atrás da câmera: você!

Além do mais, atualmente os celulares possuem câmeras de qualidade e que te ajudam nas melhores capturas.

Agora vamos as dicas!

Luz

A luz é um dos principais fatores para prestar atenção na hora de tirar uma foto. Use e abuse da iluminação natural. Em dias de sol e céu azul, por exemplo, as chances das suas fotografias saírem bonitas são bem maiores do que em dias nublados.

Claro que não quer dizer que nesses dias nublados as fotos ficarão horríveis, mas se você quer algo mais artístico e vivo, não deixe de observar onde o sol está e assim fotografar com uma boa luz.

Enquadramento

Você já ouviu falar na regra dos terços? Ela é uma ótima aliada para a composição da sua foto, mas claro, não é uma regra definitiva, você pode quebrá-la e explorar outros enquadramentos mais detalhados, por exemplo.

Linhas

Essa dica é básica e faz diferença nas suas fotos, ou seja, deixe-as alinhadas com o horizonte, principalmente em imagens de paisagens, pois o horizonte torto causa estranhamento e as pessoas vão reparar isso.

Mantenha uma linha reta, mas novamente, isso não é uma regra definitiva, você pode ter liberdade para ter ideias, ousar e fazer fotografias criativas e com linhas verticais e mais inclinadas.

Zoom

Se o seu equipamento fotográfico ou câmera de celular não tiver um zoom bom, evite usá-lo, pois as imagens provavelmente vão ficar “granuladas” e com baixa qualidade.

Pessoas

Para tirar fotos de pessoas ou selfies há diversos modos para explorar. Seja criativo e não tire apenas uma foto sorrindo, como todos fazem. Por exemplo, você pode tirar uma foto sentado em um banco, olhando para o horizonte, de costas para alguma paisagem, de perfil, enfim, explore seu lado modelo.

Além disso, evite tirar fotos de corpo inteiro. Imagens em que você ou uma pessoa aparece da cintura para cima destacam mais você e a paisagem atrás, não deixe que as coisas pareçam distantes na fotografia.

Edição

Após ter tirado as fotos, separe um momento para editá-las, o que não precisa ser necessariamente durante a viagem, pois assim você pode perder tempo para aproveitar outras coisas.

Atualmente os softwares de edição ajudam e muito a valorizar ou recuperar informações de uma fotografia, como o Adobe Lightroom e Photoshop, além disso, há diversos aplicativos para celular que também são grandes aliados nessa hora.

Seja paciente

Uma boa foto precisa de observação, atenção e calma para ser tirada. Veja tudo o que está a sua volta, preocupe-se com os detalhes e dessa forma o resultado final será como esperado ou até mesmo melhor.

Treine

Agora com todas essas informações comece a treinar, tire fotos onde você mora, dentro de casa, na rua, em parques e pontos turísticos, enfim, treine bastante as técnicas, lembre das recomendações do texto e siga apurando o olhar para ver aquilo que ninguém ou quase ninguém viu.

E quando for viajar, procure um local seguro para deixar seu veículo. Assim, você viajará tranquilo e vai poder aproveitar cada momento da viagem!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More