Máquina de xerox, edição manual e dias de trabalho: os processos por trás da produção artesanal da capa do disco Nevermind, do Nirvana

O Nirvana lançou o disco “Nevermind” há 27 anos (eu lembro…eita) e, na época, provavelmente nem imaginavam que estavam colocando no mercado uma das capas mais icônicas da história da indústria musical.

capa versão final


A foto do bebê em uma piscina com uma nota de um dólar na frente é reconhecida em todo canto do mundo. Mas você sabe como rolou a ideia pra essa arte?

O diretor de arte Robert Fisher foi o responsável pelo desafio de transformar real o que se passavam na cabeça de Kurt Cobain. Em uma entrevista inédita publicada pelo Milanote, Fisher confirmou que a ideia inicial era usar a foto de um parto realizado embaixo d’água. Mas além das imagens serem ruins – vale lembrar que naquela época não rolava buscar as fotos em bancos de imagem na internet – era tudo muito explícito para a capa de um CD de rock. 

bastidores foto capa

Foi Kurt quem sugeriu, então, a opção de um bebê embaixo d’água – e acrescentou ainda um anzol na frente dele. A partir daí, a equipe envolvida no projeto começou a pensar em algo para aparecer pendurado nesse anzol.

Um pedaço de carne, um CD, um burrito e até um cachorro foram cogitados. De quem realmente veio a ideia da nota de dólar ninguém sabe dizer, mas todo mundo curtiu e aprovou. Inclusive Kurt. Ou seja: não havia nenhuma grande mensagem a ser transmitida com a capa, com metáforas, analogias nem nada do tipo. Foi uma construção “orgânica”, segundo o diretor de arte.
As fotos do bebê foram tiradas por Kirk Weddle, em uma sessão que levou apenas 15 minutos e garantiu aos pais da criança um cachê de 200 dólares.

edição

Depois das fotos, veio a parte da edição – que lembrando, mais uma vez, não contava com o Photoshop e a facilidade que temos hoje. Na foto mesmo, com uma caneta vermelha, Fisher marcou algumas edições a serem feitas – inserir a nota, algumas bolhas a mais, apagar as marcas do chão da piscina e deixar o tom de azul mais chapado… Foram necessários alguns profissionais fechados dentro de salas escuras por alguns dias até chegar no resultado final.

bastidores foto capa 2

E, por fim, o logo da capa, que traz o efeito de ondas, foi feito da forma mais artesanal possível: Fisher imprimiu uma fonte que gostava, a colocou em uma máquina de xerox e, quando a máquina começou a funcionar, ele mexeu na imagem. O resultado é esse que você conhece.

fonte

Hoje, o bebê da capa tem 27 anos e é fã de Nirvana – tem até uma tatuagem escrito “Nervermind” no peito. O nome dele é Spencer Elden e ele provavelmente é um dos caras com uma das histórias mais legais a contar do mundo. 

spencer
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More