Min e as Mãozinhas: o primeiro desenho animado em Libras

Min e as Mãozinhas é um desenho para crianças de três a seis anos que tem como objetivo ensinar alguns dos sinais de libras e mostrar que crianças surdas têm as mesmas necessidades que qualquer outra criança e, principalmente, a mesma vontade de brincar.

Os episódios são curtinhos – têm aproximadamente oito minutos de duração – e a história é bem bacana.

A ideia do desenho – que é o primeiro animado em Libras – foi do animador Paulo Henrique Santos, que já trabalha com isso há cerca de sete anos. Ele já participou, por exemplo, da produção dos desenhos da “Turma da Mônica” e do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

Inicialmente, o projeto está só no YouTube, mas já existe uma página de financiamento coletivo, via Apoia-se, que busca patrocínio. Se conseguir, Paulo pretende produzir outros 13 episódios, todos ainda dentro dessa primeira temporada. 

min 2

No Brasil, temos um dos poucos canais do mundo – só existem cinco ao todo – que produz e apresenta conteúdo em libras 24 horas por dia. É a TV Ines, do mesmo grupo da TV Escola. Os projetos da emissora são desenvolvidos por uma equipe de profissionais de televisão surdos, ouvintes e tradutores intérpretes. No ar há quatro anos, o canal tem de tudo: informação, cultura, entretenimento, esporte, documentários, desenhos animados, tecnologia, aulas de Libras, filmes com legenda descritiva e por aí vai. 

Estima-se que, no país, a surdez atinja quase dez milhões de pessoas no Brasil. É muita gente pra ainda pouca coisa voltada a esse público. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More