in

A verdade sobre a Black Friday

A próxima sexta feira é a Black Friday, mais uma data oportunista que surgiu das entranhas da meca do consumo (os Estados Unidos) na década de 50 como o marco inicial das compras de fim de ano.

Obviamente a data foi rapidamente adotada ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde recebeu uma forte contribuição da cultura local, com a maioria das ofertas e promoções, falsas.

Do ponto de vista sociológico e antropológico o fenômeno do consumismo frenético e coletivo é interessantissimo. Afinal, o papel do consumo em nossas vidas vai muito além da simples aquisição de coisas e a indagação sobre o real papel do consumo nas nossas vidas é sempre revelador.

O vídeo abaixo, produzido pelo Matt D’Avella, traz boas reflexões para esta temporada de final de ano. Claro que o consumismo em um país como os Estados Unidos é bem diferente do que no Brasil porque os recursos, ofertas e demandas são outros, mas o mecanismo cerebral do grande nação de cérebro avantajado é o mesmo. Assista aí é deixe seu comentário.

The truth about black Friday

Reportar

Legend

Escrito por Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die!

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0