A verdade sobre a Black Friday

A próxima sexta feira é a Black Friday, mais uma data oportunista que surgiu das entranhas da meca do consumo (os Estados Unidos) na década de 50 como o marco inicial das compras de fim de ano.

Obviamente a data foi rapidamente adotada ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde recebeu uma forte contribuição da cultura local, com a maioria das ofertas e promoções, falsas.

Do ponto de vista sociológico e antropológico o fenômeno do consumismo frenético e coletivo é interessantissimo. Afinal, o papel do consumo em nossas vidas vai muito além da simples aquisição de coisas e a indagação sobre o real papel do consumo nas nossas vidas é sempre revelador.

O vídeo abaixo, produzido pelo Matt D’Avella, traz boas reflexões para esta temporada de final de ano. Claro que o consumismo em um país como os Estados Unidos é bem diferente do que no Brasil porque os recursos, ofertas e demandas são outros, mas o mecanismo cerebral do grande nação de cérebro avantajado é o mesmo. Assista aí é deixe seu comentário.

The truth about black Friday

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More