Entrevistas de Setups e Workflows: Lorenzo Mendoza

Estamos publicando semanalmente uma série de entrevistas com os setups e workflows de alguns amigos mais geeks. Mas o que são os setups e workflows exatamente?

Basicamente, como as pessoas usam a tecnologia para fazer o que fazem. Quais são seus computadores, laptops, celulares, apps e softwares e como elas os utilizam no seu dia-a-dia.

É uma maneira divertida e mais dinâmica de compartilhar dicas de produtos e processos utilizados por pessoas que estão o tempo todo lidando com isso.

Nosso convidado de hoje é o Lorenzo Mendoza.

01. Quem é você e o que faz da vida?

Sou o Lorenzo Mendoza e sou uma pessoa mais de “estar” do que “ser”. Estou envolvido com produtos digitais mas já estive como consultor, planejador e empreendedor. A única coisa que realmente sou é pai de duas crianças.

02. Qual é o seu setup atual?

Faço muito Keynote e tenho Email/Slack ligado o tempo todo então gosto de telas. Meu setup atual é um MacBook Pro (13 polegadas, 3,1 Ghz Intel Core i5 / 8GB de RAM / 512GB de capacidade). Ainda sou da velha guarda e gosto de mouse, uso o Magic Mouse da Apple.
Ainda sou órfão da tomada magnética da Apple, então comprei um adaptador magnético da Baseus. Uso um Monitor da Dell de 23,8 polegadas Ultra Sharp com pouca borda.
Já gostei mais de escritórios abertos, hoje tenho minhas dúvidas. Barulho é algo que me desconcentra bastante por isso sempre trabalho com um pouco de música ao fundo. Para cancelar o som estou usando o QC35 da Bose com excelente sistema de cancelamento de ruído. É caro mas vale o investimento principalmente quando você usa no avião.
Aqui na empresa estamos estudando como é a usabilidade de assistentes pessoais, então tenho um Google Home Mini (dica: no Mercado Livre tem o mesmo preço dos EUA)
Além disso ainda gosto muito de rabiscar em papel, para pensar gosto de papel A3, ao invés de A4.

03. De onde veio seu wallpaper?

Meu wallpaper já veio no novo masOS Mojave. É aquele wallpaper que escurece ao longo do dia, achei um efeito interessante e acabei deixando. Mas o anterior era a cor sólida cinza, era menos poluído.

macos mojave day night
O wallpaper dinâmico do Mac OS Mojave

04. Quais softwares/apps você usa rotineiramente e como você os utiliza?

Keynote todos os dias para apresentações para clientes, propostas comerciais, etc. Uso Powerpoint somente para abrir algum documento ou para trabalhar com outros parceiros que usam Windows.
Também deixo e-mail sempre aberto na outra tela, como aplicativo estou o Mailspring. Gosto dele por dois recursos: Link Tracking e o Opening Tracking. Acho uma boa funcionalidade saber quem clicou em algum link no seu email ou mesmo que o abriu. Isso realmente não tem no Mail da Apple.
Uso Slack para comunicação interna e acompanhar os projetos. Slack deveria ser uma ferramenta obrigatória em todas as empresas, a ideia de você não usar mais o email pra tirar dúvidas, fazer perguntas e conseguir colaborar é realmente anos-luz do modo como o e-mail é usado hoje nas empresas.
Recentemente passei a usar um widget que evita que o computador hiberne. Sei que isso deve ter nas configurações do Mac mas esse é bem prático. Se chama Owly.
Spotify também fica sempre aberto por aqui, já que como comentei antes trabalho sempre com música.
Tenho testado diversos browsers e a questão de privacidade tem sido cada vez mais latente, por isso tenho preferido usar Firefox ou Safari ao Chrome. Acho que é hora de retomar meus dados e minha privacidade de volta.
E por último, depois que comprei um iPad Pro com a Apple Pencil em eventos não tenho mais usado papel e caneta. Estou anotando tudo no Ipad e encontrei um app que faz a sincronia com o macbook também. O app que faz essa sincronia é o GoodNotes que apesar de caro, algo como 10 USD, tem funcionado bem.

Para mim os apps essenciais são: Spotify – pela questão da musica o tempo todo.
Evernote pois tem sido meu repositório de tudo. Criei uma sessão só com documentos escaneados então pra lá foi passaporte, visto, certidões, notas fiscal que eu preciso ter para uma futura garantia, etc. Tudo que é papel e que eu precise lembrar eu jogo no Evernote.
Whatsapp – é aquela faca de dois gumes. Ao mesmo tempo que facilita a escrita das mensagens ele também é uma constante fonte de interrupção.

05. Como seria um setup ideal? O que ainda falta acrescentar?

Gostaria de poder deixar meu computador fechado e em pé com algo assim.E poder trabalhar com dois monitores. Sei que a Dell já tem conexões mais fáceis para se plugar dois monitores iguais como isso!

06. Qual seu smartphone atual?

Estou usando o iPhone X com 64GB.

07. Quais os apps que você mais usa e porquê?

Infelizmente os apps que acabo usando mais ainda são os de redes sociais – WhatsApp e Instagram lideram o tempo de uso.Seguido pelo app do Rappi, que tem sido meu braço direito e esquerdo para favores, comida, supermercado e o que mais eles deixarem.
Baixei o app do Google Transalte e tenho usado muito para ler a agenda do colégio do meu filho, pois eles escrevem em coreano e eu não entendo nada ?.
Overcast substitui com alegria o app de podcast da Apple. Sempre que estou em trânsito eu aproveito para ouvir um podcast.
E também tenho usado a Wallet do Iphone. Já esqueci a carteira diversos dias em casa e consigo sobreviver só pagando as coisas pelo celular. Todos meus cartões fidelidade e do convênio médico estão na Wallet também.

08. Quais apps você não conseguiria mais viver sem? 

Eu acho que o Whatsapp mudou muito minha relação com o amigos, mas principalmente com pessoas que não conheço.Hoje explico para encanador o que está acontecendo na pia, marco corte de cabelo, compro carne no açougue, confirmo consulta no pediatra tudo pelo WhatsApp e de modo assíncrono, ou seja, não preciso estar no mesmo tempo do interlocutor para decidir algo.

09. Qual é o seu tablet?

iPad Pro 10 polegadas 256GB com Apple Pen.

10. Como você usa o tablet no seu dia-a-dia?

Uso o tablet para eventos, pois quero poder anotar o que eu vejo mas também poder responder emails, navegar em algo, etc.
Gosto muito do tablet pela facilidade de revistas e pelo valor que as assinaturas eletrônicas tem em comparação com as revistas físicas. A assinatura da Wired custa algo como 6 reais por mês, versus 30 reais a versão impressa.

11. Quais os apps que você mais usa no tablet e como?

Tim Banca – por essa leitura gratuita de revistas semanais. Tem algo que acho que pouca gente sabe, mas quem é cliente da TIM tem o app TIM Banca que está incluso na sua assinatura mensal e te dá direito a leitura de revistas como Veja, Exame, Outside, Veja SP, Isto, etc.
Netflix tem sido ótimo pois nem sempre há um acordo matrimonial em qual série o casal quer assistir.

12. Qual é o seu watch?

Tenho um Apple Watch da series 3.

13. Como você usa eu watch no dia-a-dia?

O que mais uso é a questao de não ter que tirar o telefone do bolso. Como eu me locomovo de moto não consigo saber quem me liga, pois o celular está no bolso ou mochila. Poder olhar as notificações já me salvou de não ir em reuniões que tinham sido canceladas durante minha viagem.

14. Quais os apps que mais usa no watch e como?

Gosto de controlar o quanto eu não faço de exercício. É um tapa na cara todo final de dia, mas me move a pelo menos tentar fazer algo de exercício no dia seguinte. Gostava de um para controle de sono – Pillow –  pois queria entender a qualidade do meu sono. 

15. Você trabalha em outros locais além da sua base “oficial”? O que leva?

As vezes trabalho em algum café, algum WeWork da vida ou mesmo Google Campus.Acho que mudar o ambiente já dá um boost de produtividade.Para isso levo só meu computador, fone de ouvido e o mouse sem fio.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More